em Dicas

Como tirar o passaporte: veja o passo a passo

Se você quer fazer um intercâmbio, a primeira providência a ser tomada é ter um passaporte em mãos. Se você não tem um ou o seu está fora da validade, fique atento às orientações desse post sobre como tirar o passaporte.

Esse é documento, usado para atravessar fronteiras, é o único reconhecido em todo o mundo. Por causa de acordos internacionais, dentro da América do Sul é possível viajar só com o RG – exceção das Guianas. Mas até dentro desses limites territoriais, você pode ter problemas com o RG se o guardinha da fronteira não te reconhecer na foto ou não gostar da (má) conservação do documento.

Por outro lado, um passaporte dentro da validade jamais será questionado. E olha só: quanto mais carimbos você tiver no documento mais tranquilo será passar por futuras imigrações encrenqueiras.

DICA

NÃO deixe para tirar o documento somente quando estiver realmente dependendo dele. De vez em quando, o sistema nacional da Polícia Federal cai e aí… Só Deus sabe.

Além do mais, com planejamento, você pode escolher períodos estratégicos para realizar a emissão. Agosto, por exemplo, tende a ser um bom mês: no Brasil, as aulas já recomeçaram e, muita gente, resolve essas pendências durante as férias; na Europa e nos Estados Unidos, é alta temporada, o que significa que quem queria viajar nessa época já foi (e, provavelmente, tirou o passaporte entre fevereiro e abril).

VALIDADE DO PASSAPORTE BRASILEIRO

Depois que seu passaporte estiver em mãos, ele valerá por até dez anos. Expirado o prazo, deverá ser solicitado um novo documento. Se preferir, você pode solicitar uma nova emissão a qualquer momento (não precisa esperar a expiração).

Fique sempre atento a validade porque alguns países só permitem a entrada de visitantes com passaporte válidos por pelo menos 6 meses depois da chegada ao país

Entenda: Novo passaporte brasileiro passa a valer por 10 anos
Leia também: Novas regras de passaporte na Europa

Vamos então ao passo a passo:

Como tirar o passaporte

#1. Separe documentos

  • Identidade (RG, CNH ou carteira de trabalho);
  • CPF;
  • Título de eleitor com o comprovante da última eleição (dos dois turnos, se houver). Se você não tiver guardado o comprovante, terá que pegar uma certidão no site do TSE;
  • Quitação do serviço militar (para os homens);
  • Passaporte anterior (em caso de renovação);

#2. Entre no site da Polícia Federal

Lá, preencha um formulário eletrônico de solicitação.

#3. Pague a GRU (Guia de Recolhimento da União)

O pagamento deve ser feito dentro do vencimento, em qualquer agência bancária. O boleto será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário pela internet. O valor atual para tirar passaporte é de R$ 257,52.

#4. Compareça ao posto indicado da Polícia Federal

Leve com você a documentação exigida (e as cópias!), além da guia paga e do protocolo de solicitação. A fotografia será tirada lá mesmo, durante o atendimento. Em algumas unidades da PF, é necessário fazer o agendamento prévio – o que é algo bom, já o serviço costuma ficar mais rápido.

O tempo de espera e a lotação dos postos também variam numa mesma cidade ou região. Informe-se e tente realizar o procedimento nos locais historicamente menos cheios.

Dúvidas?

novo_passaporte_brasileiro1

Comentários