em Dicas

Veja como é o Natal na Nova Zelândia

O Natal na Nova Zelândia não é muito diferente do Natal na Austrália: ambos os países da Oceania estão no Hemisfério Sul e, por isso, nessa época do ano é verão por lá. Mas lembre-se de que o clima no país é oceânico úmido e ventoso: isso significa que sempre haverá uma brisa leve batendo na nuca… Além disso, é calor, pero no mucho: as temperaturas ficam quase sempre próximas aos 2o e poucos graus.

A árvore da foto abaixo é a Pohutukawa, considerada a árvore de Natal da Nova ZelândiaÉ uma árvore nativa do país e sempre floresce próximo a época de Natal. A cor avermelhada se destaca!

Árvore típica do Natal na Nova Zelândia: Pohutukawa
Árvore típica do Natal na Nova Zelândia: Pohutukawa

Os neozelandeses não têm uma tradição baseada nas visitas do Papai Noel, que se veste com roupas vermelhas e brancas e, de vez em quando, joga doces para as crianças na rua. Para ninguém ficar sem, uma sirene avisa que o bom velhinho vem aí!

A decoração natalina na Nova Zelândia não é lá essas coisas… Umas luzes aqui, outras ali, alguns papais noéis, mas nada que você já não tenha visto em algum lugar do Brasil. Nas cidades menores e nos subúrbios, muita gente decora barcos e veículos com alguns acessórios. Mas, saem na frente Auckland e Wellington, as duas maiores cidades do país.

Waitangi Park | Wellington, Nova Zelândia | Foto: wellington.scoop
Waitangi Park
Wellington, Nova Zelândia
Foto: wellington.scoop

A Sky Tower, em Auckland, muda de cor e se ilumina de verde e vermelho. A Queen Street, principal rua da cidade, exibe também algumas “gracinhas” de Natal, como luzes e enfeites. É nessa rua que fica a vitrine da Smith & Coughey’s, uma loja de departamento bem tradicional de Auckland, que imita – na medida do possível, claro! – outras grandes lojas ao redor do mundo.

Na Franklin Road em Ponsonby, também Auckland, a decoração é por conta dos moradores, que enfeitam suas casas com luzinhas e decoração na área externa. Tanto cuidado atrai turistas e moradores, que vêm de diferentes localidades para apreciar o bom gosto, que pode ser visto todas as noite em dezembro até o dia de Natal.

Algumas lojas e marcas patrocinam eventos natalinos na cidade, como desfiles nas ruas, apresentações de corais e shows ao ar livre. Um exemplo é o Christmas in The Park, realizado no Auckland Domain, e patrocinado pela Coca-Cola. O evento traz shows durante algumas semanas e queima de fogos de artifício.

A Orquestra Filarmônica de Auckland e o Auckland Choral fazem todos os anos apresentações gratuitas com a temática natalina. Vale a pena!

Assim como na Austrália, é comum fazer a ceia de natal na praia mesmo, mas a maioria ainda segue as antigas tradições inglesas: peru assado, saladas, salpicões e pudim.

Ceia de Natal na Nova Zelândia | Foto: cimba7200
Ceia de Natal na Nova Zelândia
Foto: cimba7200

A sobremesa típica de Natal na Nova Zelândia e na Austrália é o pavlova: trata-se de uma base feita de uma crosta de merengue coberto com chantilly e frutas frescas, como kiwis, morangos, romãs etc.

Sobremesa pavlova, típica na Nova Zelândia
Sobremesa pavlova, típica na Nova Zelândia

Ninguém sabe ao certo quem criou o pavlova. Ambos os países afirmam ter inventado a sobremesa, que tradicionalmente compõem o menu natalino. Os biscoitos doces, em formatos diversos, também são comuns.

Para acompanhar, que tal um vinho local? Assim como a vizinha Austrália, as terras da Nova Zelândia também são boas produtoras de vinhos, que vêm se destacando no mercado internacional. Hawke’s Bay, Martinborough e Marlborough e Central Otago são regiões vinícolas símbolos do país. A maioria das vinícolas fica aberta para degustação (vale programar um passeio durante o intercâmbio!).

No dia 26, acontece o Boxing Day em todo o país: é o dia das super liquidações! Todos esquecem rapidinho a festança de Natal e queimam as calorias na corrida em busca dos melhores preços.

De resto, os neozelandeses curtem muito a família, trocam presentes e se reúnem com amigos. É verdade que o Natal na Oceania não tem aquele todo aquele glamour… Mas eles não fazem feio e se divertem muito! Descubra a Nova Zelândia.

Comentários