em Austrália

Réveillon de Sydney: 10 fatos que você precisa saber sobre essa festa

O réveillon de Sydney, na Austrália, está, sem dúvida, entre os melhores do mundo. É um dos poucos lugares do mundo que a virada é realmente animada e cheia de atrações, quase como a brasileira. Por isso, se você estiver fazendo um intercâmbio na Austrália, pode esperar uma virada alegre, colorida e inesquecível!

Veja abaixo 10 fatos que você precisa saber sobre o réveillon de Sydney:


1. O réveillon de Sydney é QUENTE!

Lembre-se de que é verão na Austrália. Esse é um dos motivos que todos querem estar lá. Enquanto em boa parte do mundo as temperaturas estão negativas nessa época, na Austrália os termômetros ultrapassam os 30ºC durante o dia com frequência. O calor  te convida (ou quase obriga, muitas vezes!) a sair de casa. De noite, as temperaturas caem, mas ainda assim, nada como virar o ano ao ar livre… O uso de protetor solar é obrigatório enquanto o sol durar.

É verão em Sydney | Foto: Claire Reynolds
É verão em Sydney
Foto: Claire Reynolds

2. O novo ano chega primeiro na Austrália

São 12 horas de diferença em relação ao horário brasileiro. Isso significa que o ano novo chega mais rápido na Austrália. Esse é um dos motivos que faz com que os holofotes da imprensa internacional estejam direcionados para lá: depois de Wellington na Nova Zelândia, Sydney é a segunda grande cidade no mundo a festejar a virada.

IRF Bradleys Head Sydney 2013
Vista do Sydney Harbour National Park
Foto: John Spencer

3. As pessoas não usam roupas brancas no réveillon

Isso é um hábito brasileiro. Ponto. Fique à vontade para se vestir de branco, mas saiba que provavelmente será o único na rua! :)

4. PREPARE-SE se quiser uma boa visão dos fogos

Não é tarefa simples acompanhar de perto a queima de fogos no réveillon de Sydney… A disputa por um espacinho é grande. As pessoas chegam ainda de manhã no dia 31 e praticamente “acampam” durante o dia todo em algum ponto estratégico da cidade – pode ser em um dos parques, praias ou pontes. Nos arredores da Circular Quay estão os pontos mais disputados.

Multidão acampa desde cedo | Sydney, Austrália | Foto: hunterbloch
Multidão acampa desde cedo
Sydney, Austrália
Foto: hunterbloch

O grande show pirotécnico acontece na Baía de Sydney à meia-noite, com fogos de artifício sendo disparados de balsas, dos edifícios e da Sydney Harbour Bridge, um dos cartões-postais da cidade. O espetáculo tem duração de 12 minutos.

5. As crianças têm um show de fogos para elas

Papais e mamães não precisam se preocupar em manter os pequenos acordados no réveillon de Sydney. Às 21h do dia 31 de dezembro um show de fogos acontece antecipadamente para que as crianças participem da comemoração antes de cair no sono! Esses são os “Fogos da Família” – bem mais modestos em relação ao show da meia noite, mas ainda assim, muito bonitos!!

reveillon_em_sydney_criancas
Os “Fogos da Família” começam mais cedo no réveillon de Sydney

6. A atmosfera no réveillon de Sydney é incrível!

Os australianos são muito simpáticos e festeiros. Juntam-se a eles milhares de turistas de diversas partes do mundo. Passar o réveillon na Austrália, especialmente em Sydney, significa ter a oportunidade de conhecer pessoas de todos os tipos. O clima é alegre e amistoso, as pessoas conversam entre si e compartilham essa empolgação… Aproveite!

7. As melhores festas do réveillon de Sydney são pagas

A festa pública, ao ar livre, com luzes e fogos, pode ser incrivelmente bela. Mas se a ideia for badalar e se divertir por mais tempo, com mais conforto, procure uma festa particular. Geralmente, as festas começam mais cedo do que as brasileiras, por volta das 18h, 19h… E acabam antes também, por volta das 2h. De qualquer forma, são horas seguidas de badalação! Casas noturnas, restaurantes e pubs organizam esses eventos, vendendo convites antecipadamente. Os preços são salgados, principalmente se, de quebra, houver uma vista para a Baía de Sydney. Aí, o céu é o limite!

8. Não pode beber na rua

Essa é uma regra na Austrália. Mas há exceções na noite de réveillon: são as áreas chamadas alcohol-free-zones, previamente demarcadas pela prefeitura. Nesses pontos (e somente nesses pontos), é permitido beber e comprar bebidas alcoólicas. Ainda assim, por segurança, é proibido levar garrafas e copos de vidro – apenas de plástico. As mochilas são revistadas pela fiscalização.

9. O transporte público funciona perfeitamente no réveillon de Sydney

Se há algo realmente invejável no réveillon da Austrália é a eficiência do transporte público. Mesmo em um dia de ruas abarrotadas, acessos interditados, com turistas por todas as partes e milhares de pessoas se deslocando ao mesmo tempo, tudo continua funcionando muito bem, obrigada. Ônibus, trens e balsas têm horários estendidos na noite de réveillon e os táxis trabalham com força total até altas horas. Isso significa que todo mundo pode curtir à vontade, sem se preocupar em como irá voltar para a casa!

10. Por fim, entenda: o réveillon em Sydney é indescritível

Nem mil posts conseguem descrever. Simples assim.

Réveillon de Sydney, Austrália
Réveillon de Sydney, Austrália

Descubra Sydney. Descubra a Austrália. Descubra o Mundo

Comentários