em Dicas

‘Portunhol’ NÃO: 5 razões para estudar espanhol honestamente

Para aprender inglês, basta querer. Note, por exemplo, a quantidade de escolas, cada vez mais acessíveis, que vem pipocando nas grandes cidades brasileiras. Fora isso, há também um “empurrãozinho” da globalização e da indústria do entretenimento: filmes, seriados, músicas, produtos… os maiores sucessos estão em inglês. E todo esse vocabulário está disponível para ser absorvido por quem se interessar.

E o espanhol? Bom, também é preciso querer aprender. Mas, antes disso, é fundamental conscientizar-se da necessidade de um aprendizado realmente “honesto”, impulsionado pela vontade, pelos estudos e  por vivências internacionais.

Mas, afinal, por que investir e estudar espanhol?

1. Estudar espanhol para parar com a enganação

Chega de portunhol. As semelhanças entre o português e o espanhol facilitam a comunicação em alguns momentos, mas, em outros, agem como armadilhas. Por isso, o cuidado deve ser ainda maior: deslizes irresponsáveis podem soar como enrolação – ou enrolación.

2. Estudar espanhol para diferenciar-se

Assim como tudo na vida, quem faz melhor, destaca-se. E já que no Brasil todo mundo habla un poquito español, quem hablar auténticamente sai na frente. Nos dias de hoje, pelo menos um idioma bem falado é questão de sobrevivência no mercado de trabalho.

3. Estudar espanhol para se comunicar com o mundo

É considerada, depois do inglês, a língua universal. Hoje, 450 milhões de pessoas falam espanhol (maior número de falantes, atrás apenas do mandarim). É claro que quanto mais idiomas você aprender, melhor. Mas tenha foco ao priorizar os estudos: depois do inglês, o espanhol é o idioma mais exigido por empresas e universidades.

4. Estudar espanhol para interagir com nossos vizinhos

Afinal, os “diferentes” da América  do Sul somos nós. Milhares de oportunidades estão dando sopa por aí, a poucos quilômetros de distância, em países como Argentina, Uruguai, Chile, Peru. Não deixe o idioma atrapalhar seus planos.

5. Estudar espanhol para conhecer culturas

Independentemente de onde e com quem você estude, certamente essa experiência vai proporcionar aprendizados culturais profundos. O espanhol é falado por muita gente. Cada povo com seu ritmo, dialeto, sotaque, regionalismos… E é exatamente esse fervor cultural, marcado pelas diferenças, que torna o idioma ainda mais interessante. Aliar os estudos a uma vivência internacional, por meio de um intercâmbio, é um investimento com resultados positivos garantidos. A experiência se tornará ainda mais completa!

___

E você?

Vai continuar hablando más o menos ou vai estudar espanhol que nem gente grande? Escolha um destino AGORA, estude no exterior e solte a língua de vez. Descubra o Mundo.

Comentários