em Dicas

Hola, México: dicas e informações importantes para futuros intercambistas

Conhecido pela beleza natural, o México é um dos destinos mais procurados por turistas que querem desfrutar as riquezas de um país tropical. Contudo, a terra asteca não se destaca apenas por suas praias paradisíacas: ela transborda cultura e história.

Fazer intercâmbio no México, portanto, pode ser uma oportunidade única de vivenciar de perto essa cultura tão rica e apaixonante. Abaixo, citamos as quatro cidades mais populares entre as escolhas dos intercambistas e como tirar o melhor proveito de cada uma delas.

Principais destinos dos intercambistas no México

Cidade do México

A capital mexicana é fascinante por contrastar modernidade e tradição. A cidade sabe conservar muito bem as ruínas de civilizações antigas e ser, ao mesmo tempo, uma das maiores referências urbanas no mundo.

Indispensável no roteiro mexicano:

  • Chapultepec: o Bosque de Chapultepec é parada obrigatória para quem quer se encantar com lagos, florestas e com o Museu de Antropologia e História. O local possui 647 hectares e é um dos maiores oásis da capital;

  • Zócalo: localizada no Centro Cultural, a Praça da Constituição é o coração da Cidade do México. Além de ser rica esbanjar arquitetura colonial, a praça foi palco de grandes eventos políticos e culturais que fazem parte da história do país;

  • Palácio de Bellas Artes: inaugurado em 1934, o Palácio conta com expressões de dança, música e literatura e é um dos maiores orgulhos mexicanos.

Guanajuato

Fundada em 1559 e conhecida como “coração do México”, Guanajuato é uma cidade cercada de museus, teatros e cafés ao ar livre.

Indispensável no roteiro mexicano:

  • La Valenciana: a mina de La Valenciana, que trouxe muita riqueza a região na época colonial, é hoje um grande atrativo turístico;

  • Guanajuato Subterrâneo: os túneis subterrâneos de Guanajuato merecem atenção. Os caminhos que correm por baixo da cidade colonial são extraórdinários;

  • Universidade de Guanajuato: uma das mais antigas da América Latina, a Universidade é o centro cultural de Guanajuato.

Oaxaca

A cidade é um lugar que reúne história, tradição e cultura. A hospitalidade de seu povo faz com que seja um dos destinos mais desejados.

Indispensável no roteiro mexicano:

  • Mercados Oaxaquenhos: a culinária de Oaxaca é uma das mais famosas do México. Nos mercados oaxaquenhos é possível encontrar o “mole”, uma famoso molho feito com mais de vinte ingredientes;

  • MACO: o Museu de Arte Contemporânea de Oaxaca é um dos mais importantes do México e conta com obras oaxaquenhas e internacionais;

  • Santo Domingo: a igreja e convento que começou a ser construída em 1555 é uma das grandes representações do barroco na cultura mexicana. O Museu das Culturas de Oaxaca, localizado no interior do Santo Domingo, conta a história da cidade por meio de pedras preciosas, documentos e utensílios da época colonial.

Playa Del Carmen

A Playa de Carmen é encantadora em todos os sentidos. Referência em mergulho graças à grande diversidade da vida marinha e às incríveis cavernas submarinas, a cidade é uma versão moderna, badalada e imponente do México.

Indispensável no roteiro mexicano:

  • Quinta Avenida: a principal avenida de Playa del Carmen abriga as melhores lojas e restaurantes da cidade. Com opções variadas, que vão de fast-foods a restaurantes requintados, o local reserva um passeio agradável para todos os bolsos de dia e à noite;

  • The Jungle Place: o santuário abriga macacos-aranha ameaçados de instinção. Os primatas, excepcionalmente inteligentes, vivem nesse lugar seguro e feliz em uma mata nativa. O local é aberto ao público para visitação.

  • Coba Mayan Village: entre os principais motivos para visitar Coba estão as ruínas, a natureza e o clima. Repleto de trilhas, que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta, o sítio arqueológico vai instigar a sua imaginação durante seu intercâmbio no México.

Independentemente do lugar escolhido, é preciso ficar atento a algumas questões burocráticas necessárias para que o intercâmbio seja um sucesso. Separamos algumas dicas importantes que irão ajudar o intercambista da hora de fazer as malas ao embarque.

Dicas para organizar seu intercâmbio no México

Passaporte

Para entrar no México, seja como turista ou estudante, você precisa estar com seu passaporte em dia, ou seja, com a data de validade mínima de seis meses.

Visto

A primeira coisa a se pensar antes de embarcar rumo a terra latina é o visto. Apesa da emissão de visto para turistas brasileiros não ser obrigatória, quem deseja estudar precisam passar no Consulado Mexicano em São Paulo. Para conseguir um visto de estudante basta preencher o formulário de solicitação de visto L1 e agendar uma entrevista no Consulado. Não esqueça de levar a documentação necessária.

Vacinas

Não é necessário tomar vacinas para entrar no México, mas muitas companhias aéreas fazem escalas em países da América Central, como o Panamá, onde é preciso ter a vacina contra febre amarela. Portanto, previna-se! Já imaginou ser mandado de volta do Panamá pro Brasil?

Moeda

A moeda usada no México é o peso mexicano. A pergunta é: comprar no Brasil? Levar dólar? Trocar lá? Bom, se você achar alguma casa de câmbio que venda o peso mexicano, talvez seja uma boa opção comprar uma quantia antes de embarcar. Contudo, o melhor negócio é fazer um saque no exterior. Chegando no aeroporto, procure pelos caixas eletrônicos e faça seu primeiro saque. Assim, você tende a pagar menos taxas e conseguir uma cotação melhor do que as utilizadas nas casas de câmbio. Cogite levar dólar: a moeda é aceita na maior parte do país e pode ser trocada em casas de câmbio.

O que levar

Apesar de muita gente pensar que o clima no México é sempre quente, o tempo pode variar muito de um local para outro. Portanto, é preciso buscar informções sobre a cidade que irá morar. A Cidade do México, por exemplo, apresenta um clima muito agradável, nem muito quente nem muito frio. Portanto, roupas leves e casacos de meia estação são suficientes.

É claro que o México tem muito mais a oferecer, mas, por esse “aperitivo”, já deu pra perceber que o estudante que escolher o país da culinária picante como destino vai poder desfrutar de uma cultura riquíssima e apaixonante.

Curtiu as dicas? Agora, é só #partir rumo à terra da tequila e aproveitar tudo o que o México tem a oferecer durante seu intercâmbio.

Comentários

  • Conteúdo relacionado por Tag