em Dicas

Site indica cursos de curta duração, “cheios de experiências”

O que você acha de ir à Florença e, não só comer pizza, mas também fazer uma? Ou de estar em San Francisco e não somente admirar a arte de rua, mas também grafitar com as próprias mãos? Ou ainda, ao invés de tirar fotos ruins e amadoras, fotografar like a boss em Nova York? Tudo isso pode ser aprendido em cursos de curta duração, e definitivamente, é um prato cheio para qualquer intercambista em busca de boas experiências. Foi pensando exatamente nesse público, composto por viajantes, turistas e estudantes que gostam de sair do ‘lugar comum’, que uma brasileira criou um site que indica diversos cursos de curta duração em algumas cidades do mundo.

Assim, quem estiver de passagem por algum lugar, tem a chance de ir embora de lá não só com (boas) lembranças, mas também com novos conhecimentos ou habilidades.

Dicas de roteiro na Europa para sua viagem

Inclua cursos de curta duração em sua bagagem

A dona da ideia é Adriana Lima, ex-funcionária de uma multinacional e autora de um blog de viagens. Com o site  bilíngue (inglês e português) Sabiar, ela aposta que muita gente vai trocar passeios em pontos turísticos populares por um programa alternativo, em que a experiência é mais importante. Os cursos, que têm duração máxima de um dia, estão classificados nas áreas de fotografia, esportes, gastronomia e artes. Atualmente, os preços variam de US$ 20 a US$ 210.

“É um segmento novo chamado ‘turismo criativo’ ou ‘de aprendizado’. As pessoas estão viajando cada vez mais, repetem os destinos, e não querem só visitar um lugar turístico. Elas querem viver uma experiência mais local. A pessoa vai voltar para casa com um pedaço da viagem dentro dela.” (Adriana Lima, idealizadora do site Sabiar, em entrevista ao G1)

O portal é recém-nascido e está no ar desde o início deste ano. Por enquanto, há 30 cursos de curta duração cadastrados em 12 cidades, mas o plano é expandir o número para 200 até o fim de 2014. Entre os locais com aulas já disponíveis, estão Manaus, Florença, Nova York, San Francisco, São Paulo, Salvador e Ko Phi Phi, na Tailândia. As aulas no exterior são em inglês –  um plus super importante para quem quer treinar o idioma e ampliar o vocabulário.

Bolsas de intercâmbio: as 5 dicas de ouro para conseguir

Durante o intercâmbio, cursos rápidos como esses complementam o aprendizado e ajudam muito quem precisa turbinar o inglês e o currículo. Além disso, um curso de curta duração é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas de outros lugares e fazer amizades.

Ideia mais do que aprovada! Descubra o Mundo.

Aula de fotografia em Nova York, EUA |Cursos de curta duração |  Foto: Divulgação/Sabiar
Aula de fotografia em Nova York, EUA
Cursos de curta duração
Foto: Divulgação/Sabiar
Veja também: 50 dicas de intercâmbio: o guia definitivo!

Comentários