em Dicas

Curso de idioma no exterior: 6 perguntas para saber escolher

Curso de idioma no exterior em 5 diferentes línguas: inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol. Você já decidiu qual idioma quer aprender lá fora? Em que cidade? Por quanto tempo? E qual motivo faz você se interessar por cursos de idioma no exterior?

Muitas pessoas desejam fazer um intercâmbio de idioma no exterior para mudar e vida e fugir da rotina, outras apenas acham que chegou a hora de realizar esse sonho. Existem aqueles que precisam aprender uma língua por motivos profissionais. Mas como decidir o melhor destino para chegar a esses ou outros objetivos?

Preparamos um questionário com 6 perguntas que vão ajudar você a encontrar o curso de idioma no exterior perfeito!

Faça seu intercâmbio com a Descubra o Mundo.
Confira: Curso de inglês no exterior barato em 6 cidades incríveis!

6 perguntas para escolher seu curso de idioma no exterior

1- Que idioma você quer aprender?

O mais comum é aprender inglês, mas isso não significa que seja a única opção válida. Muitas pessoas escolhem outros idiomas por 3 motivos principais:

  • Paixão por uma língua ou cultura de um país.
  • Quer aprender a língua de seus antepassados e conhecer melhor suas raízes.
  • Seu trabalho exige um idioma diferente além do inglês.

E ai? O que motiva você? Qual idioma vai aprender?

Inspire-se: 7 motivos para você fazer um intercâmbio em Paris

2- Que país quer conhecer?

Agora que decidiu a língua, vamos escolher um país para fazer seu curso de idioma no exterior. Para alguns idiomas, como Italiano e Alemão, existe uma opção obvia. Mas para Francês, Inglês e Espanhol a variedade é muito grande.

Para ajudar você a decidir, a Descubra o Mundo tem uma ferramenta de busca onde você escolhe o idioma que quer aprender e aparecem as opções de país, cidades e outras informações para você ir selecionando e refinado sua procura. E para cada cidade, aparece um descritivo das vantagens e características de cada uma.

Acesse nossa ferramenta de busca e confira a opção ideal para você.

Existem países, como o Canadá, onde são faladas 2 línguas. Você pode fazer intercâmbios tanto de inglês quanto francês por lá!

Confira: Cursos no Canadá: inglês ou francês?

3- Em que cidade quer morar?

Com o auxílio de nossa ferramenta de busca, você já deve ter visto várias opções de cidades no país de seu interesse. Mas vamos dar algumas dicas do que levar em conta na hora de decidir este destino para seu curso de línguas no exterior:

  • Custo de vida na cidade.
  • Clima: Muito frio? Muito quente?
  • Costumes culturais: você vai se adaptar?
  • Alimentação e comidas típicas.
  • Pesquise sobre o transporte público e seus custos
  • Atrações turísticas, o que tem para fazer na cidade?
  • Programs gratuitos e ao ar livre.
  • Locais próximos para viagens de final de semana.

Todos esses itens costumam ser comentados em nosso blog, o Descubra o Mundo.

Veja: EU FUI: Estudar inglês em Malta – 10 semanas na Ace English Malta
Veja também: EU FUI: Intercâmbio em Cape Town – 4 semanas na Cape Studies

4- Quanto tempo estudar no exterior?

Esta equação depende basicamente de 3 variáveis:

  1. Quanto tempo tem disponível para ficar fora do Brasil?
  2. Qual sua capacidade de investimento?
  3. Que nível do idioma quer alcançar?

Quem quer aproveitar as férias, como executivos, pode optar por cursos de línguas no exterior intensivos de curta duração e aprender muito em um curto espaço de tempo. Já quem tem de 3 a 6 meses para ficar fora, além de poder escolher cursos com menor carga horária semanal, poderá avançar bastante no aprendizado ao longo de uma estadia com muita diversão e turismo: quanto mais tempo melhor! Avalie bem cada um desses 3 itens e tome sua decisão.

Conheça: Curso de inglês business intensivo: dê um UP em sua carreira

5- Qual tipo de curso de idioma no exterior quer fazer?

Existem vários tipos: programas intensivos, inglês para negócios, cursos preparatórios para exames como IELTSCambridge ou TOEFL e os bastante procurados cursos de idioma no exterior com Estudo & Trabalho.

A vantagem deste último tipo de curso de língua no exterior é que podendo trabalhar, além de ter uma experiência ainda mais intensa, fica mais fácil arcar com as despesas da viagem

Veja: Saiba tudo para estudar e trabalhar no exterior

6- Onde ficar durante o intercâmbio?

Ficar por longos períodos em um país estrangeiro exige ter disciplina e economizar no que for possível. Cozinhar em casa, evitar comer fora todos os dias, usar o transporte público, fazer programas gratuitos e usar a internet e outras formas mais em conta de comunicação com a família são algumas das dicas.

Outra é a hospedagem: a melhor solução é ficar em casa de família ou em residência de estudantes. E as escolas de intercâmbio no exterior costumam ter parcerias ou indicar esses locais para você. Quem for ficar por muito tempo pode tentar alugar quartos ou pequenos apartamentos e dividir com os amigos.

Saiba mais: Como morar no exterior e dar uma guinada em sua vida

Depois de responder a esses perguntas sobre curso de idioma no exterior, você encontrou as respostas que queria? Se quiser mais informações sobre escolas de cursos de inglês, a Descubra o Mundo desenvolveu uma nova ferramenta: uma tabela online das melhores escolas para você comparar cada detalhe, da data de fundação ao número de alunos por sala, experimente!

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Comentários