em Dicas

Principais exames de proficiência em inglês – TOEFL, IELTS, Cambridge

Os certificados de proficiência em inglês são usados e aceitos ao redor do mundo como forma de comprovar o conhecimento no idioma. Ter a uma certificação de proficiência em inglês é uma exigência em casos como ingressar em cursos no exterior, concorrer a bolsa de estudos ou a vagas de emprego em empresas multinacionais.

Os principais exames de proficiência em inglês são TOEFL (Test of English as a Foreign Language), IELTS (International English Language Testing System) e os Cambridge.

Vamos falar sobre cada um deles e como fazer testes de proficiência em inglês. 

Intercâmbio Institucional 728x90

Leia também: 7 sites para estudar inglês

Exames de proficiência em inglês

Como dissemos, as principais certificações me inglês são 3, e vamos falar delas a seguir. É importante notar que cada uma dessas modalidades de exames de proficiência nas língua inglesa tem suas peculiaridades e características, fique atento e escolha a melhor para seus objetivos.

Certificação TOEFL

O TOEFL, administrado pelo órgão norte-americano ETS, é exigido para ingresso em universidades e empresas ao redor do mundo.

É bem forte em instituições dos Estados Unidos e Canadá. As exames TOEFL são oferecidos em várias cidades do país ao longo do ano todo e aplicadas geralmente em escolas de inglês conveniadas.

O agendamento da data e do local da prova do TOEFL é feito online. Você pode refazer o teste quantas vezes desejar em um intervalo de, no mínimo, 12 dias.

  • Duração do exame TOEFL: 4 horas e meia, com um intervalo de 10 minutos
  • Tipos de TOEFL (formato): Speaking (6 tarefas), Listening (34 a 51 perguntas), Reading (36 a 56 perguntas), Writing (2 tarefas)
  • Validade do TOEFL: 2 anos
  • Preço do TOEFL: 215 dólares 

Você viu quanto custa o TOEFL, por isso, vale a pena se preparar bem!

Faça um intercâmbio preparatório TOEFL no exterior

Teste de inglês IELTS – exame

Criado pela universidade de Cambridge e administrada pelo British Council, é uma certificação de proficiência em inglês amplamente reconhecida, principalmente na Europa.

No exame IELTS, a prova oral é feita com a intermediação de um examinador – diferentemente do que acontece na certificação TOEFL, em que o teste é feito via computador.

Os locais onde fazer o teste de inglês IELTS estão localizados em várias cidades do Brasil e são agendadas pela internet nos locais conveniados. Caso queira refazer o exame IELTS, não há um período mínimo de intervalo.

  • Duração: 2 horas e 45 minutos. A parte de Listening, Writing e Reading podem ser feita de uma única vez. O teste oral (Speaking) pode ser agendado para outro dia.
  • Formato: Listening (30 minutos), Reading (60 minutos), Writing (60 minutos), Speaking (11 a 14 minutos)
  • Validade do IELTS: sem prazo
  • Preço do IELTS Brasil: 800 reais
Faça um intercâmbio preparatório IELTS no exterior
Onde fazer intercâmbio de inglês: 5 destinos 

Certificação de Inglês Cambridge Tests

O Cambridge ESOL é um departamento da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, voltado para a produção de exames de proficiência em língua inglesa.

Há vários tipos de exames de Cambridge para diferentes finalidades. Todos são reconhecidos no mercado e aceitos em empresas e universidades. Existem cerca de 2.700 centros autorizados em 130 países, oferecendo os exames Cambridge English.

Os principais certificações de inglês Cambridge são – nessa ordem de proficiência:

  • FCE (First Certificate in English)
  • CAE (Certificate of Advanced English)
  • CPE (Proficiency)

Você pode se inscrever para qualquer um deles, dependendo do seu nível de inglês; não é necessário obter antes a certificação no exame de nível inferior.

Cada exame de Cambridge tem formato e tempo específico.

Apenas para citar um exemplo: o FCE é dividido em cinco partes:

Reading (1 hora), Writing (1 hora e 20 minutos – são duas redações), Use of English (45 minutos), Listening (40 minutos) e Speaking (14 minutos).

Total: quase 4 horas de provas.

  • Validade do exeme Cambridge: sem prazo
  • Preço da certificação de inglês cambridge: variável – aproximadamente, 150 euros
Faça um intercâmbio preparatório CAMBRIDGE no exterior

Cursos preparatórios de proficiência em inglês no exterior

Várias escolas oferecem cursos voltados especialmente à preparação para exames de proficiência em inglês. Muitas ainda oferecem a opção de realizar a prova na própria instituição ao fim do curso. Algumas instituições indicadas aos intercambistas da agência Descubra o Mundo são:

Pesquise: Escolas de inglês nos Estados Unidos
Mais: Cursos no exterior para quem já tem inglês avançado

A agência ajuda você a escolher a melhor opção de curso no exterior. Converse com a equipe e Descubra o Mundo para investir no seu inglês!