em Dicas

Eneagrama: o teste de personalidade para autoavaliação pessoal

Fazer uma autoavaliação pessoal nem sempre é fácil. Envolve se desprender de suas defesas e encarar sem medo suas qualidades e seus defeitos, para entender melhor sua personalidade.

Este processo de autoconhecimento sempre esbarra em nossa autoestima, que muitas vezes quer mascarar algumas de nossas características, sejam elas boas ou ruins.

Alguns usam métodos como meditação, viagens para locais distantes e até o auxílio de profissionais, como psicólogos e terapeutas, em busca dessa autoavaliação pessoal.

Mas saiba que existe uma metodologia chamada de Eneagrama, usada inclusive por empresas, que ajuda as pessoas a se conhecerem melhor e aperfeiçoarem seu desempenho pessoal e profissional.

Veja, a seguir, como ela funciona.

Intercâmbio Institucional 728x90

Veja também: Novas experiências: do paraquedismo a outro idioma

Como fazer autoavaliação pessoal com Eneagrama

O eneagrama normalmente é feito com auxílio de profissionais especializados ou em workshops de autoconhecimento.

Trata-se de uma ferramenta que descreve 9 tipos de personalidades, conforme suas características individuais, apontando qualidades e vícios, que devem ser trabalhados para sua evolução emocional e profissional.

Eneagrama é composto por 2 palavras gregas:

  • Ennea: nove
  • Gramma: desenho ou escrito

Isso porque o Eneagrama é simbolizado por uma figura com uma estrela de 9 pontas, dentro de um círculo contendo um hexágono.

autoconhecimento pessoal
O símbolo do Eneagrama: autoavaliação pessoal

Veja um breve resumo dos tipos de personalidade do eneagrama para implementar a autoavaliação pessoal.

Confira também: Autoavaliação profissional: que nota você merece?

1- Perfeccionista ou reformador

Focado na perfeição, pode ser bastante útil para que as coisas ocorram da melhor maneira possível. Por outro lado, presta mais atenção nos erros e quer reformá-los. Gosta de fazer tudo do seu jeito, caso contrário, fica ressentido.

Vício de personalidade: raiva

2- Prestativo ou manipulador

Quer ser amado e reconhecido. Para isso, ajudará a todos, sendo bastante prestativo e colaborativo. Mas, infelizmente, às vezes chega ao ponto de manipular as pessoas para que o amem.

Vício de personalidade: orgulho

3- Bem-sucedido ou competitivo

Seu objetivo é vencer, o que os torna excelentes para motivar equipes e atingir metas. No entanto, pela ânsia de ser sempre bem-sucedido, pode acabar se tornando agressivo.

Vício de personalidade: vaidade

Veja: Carreiras de sucesso: o que têm em comum?

4- Individualista ou romântico

Voltados para si mesmos, buscam a autoavaliação pessoal e o autoconhecimento, desta forma, conseguem ter ideais muito próprias e originais. Mas, muitas vezes, a introspecção os leva a uma certa melancolia e solidão.

Vício de personalidade: inveja

5- Observador ou pensador

Apaixonados pelo conhecimento, observam os detalhes do mundo para entendê-lo cada vez mais e aplicar em seu dia a dia. Esta obsessão pode torná-los arrogantes

Vício de personalidade: avareza

6- Questionador

Um tanto emocionais, querem controlar tudo. Se por um lado são capazes de buscar a ordem e a organização, por outro lado, a necessidade de controle pode deixá-los extremamente ansiosos e inseguros

Vício de personalidade: medo

7- Sonhador ou impulsivo

Apaixonado pela vida, busca a felicidade. Engraçados e otimistas, adoram ideias criativas e diferentes. Essas características os fazem, em muitos momentos, serem indecisos ou impulsivos.

Vício de personalidade: gula

8- Confrontador ou líder

Sempre em oposição ao grupo, sente-se confortável na liderança. Seu ímpeto é a ação e, apesar do confronto, consegue motivar equipes, mas pode se tornar bastante desagradável e despótico.

Vício de personalidade: luxúria

9- Preservacionista

A harmonia e a paz são suas palavras de ordem, sempre buscando apaziguar os ânimos e integrar as pessoas. Por isso, acaba se deixando de lado, em prol dos outros, o que lhe é bastante prejudicial.

Vício de personalidade: indolência

É importante notar que para cada tipo de personalidade, existem qualidades e defeitos.

E mais: ninguém é totalmente, 100%, um tipo: algumas personalidades complementares se combinam em maior ou menor grau em cada um de nós.

Daí a necessidade de buscar a autoavaliação pessoal para entender exatamente quem é você: um ser único.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre sua personalidade, tente estes testes de Eneagrama online, abaixo.

Mas lembre-se: só um trabalho com especialistas irá ser realmente revelador de sua personalidade.

Saiba mais: Você sabe qual é o melhor lugar do mundo para viver?

Você se conhece bem? Qual acha que seria o destino ideal, o que mais combina com sua personalidade, para fazer um intercâmbio no exterior?

Faça nosso QUIZ online e descubra agora:

Veja outros posts de nosso blog que podem te interessar: