em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio no México na paradisíaca Playa del Carmen

A Geisy Duarte, 32, é Analista de Sistemas em São Paulo (SP). Ela queria estudar espanhol em um lugar tranquilo e paradisíaco. Foi assim que escolheu fazer um intercâmbio no México, na incrível Playa del Carmen, pertinho de Cancún! Demais ou não?

Veja nosso bate-papo:

Por que decidiu fazer intercâmbio?

Além de ser uma realização pessoal, senti a necessidade de aprimorar o espanhol para poder me candidatar a uma vaga de emprego. Aproveitei as férias do trabalho. Percebi que demoram ao menos 3 semanas para começarmos a absorver o conhecimento. Acredito que menos do que isso não seja tão proveitoso.

‘Portunhol’ NÃO: 5 razões para estudar espanhol honestamente
Intercâmbio no México | Foto: Geisy Duarte/Arquivo Pessoal
Intercâmbio no México
Foto: Geisy Duarte/Arquivo Pessoal

Por que escolheu fazer um intercâmbio no México, em Playa del Carmen?

Queria unir o útil ao agradável e fazer intercâmbio em um lugar onde pudesse aproveitar meus momentos de folga. Não queria uma cidade com poluição, trânsito e ter que pegar ônibus ou metrô para me locomover. Playa del Carmen, além de linda, é uma cidade muito jovem, que recebe turistas do mundo inteiro. Todos os dias ia caminhando até a escola, usando Havaianas e biquíni por baixo da roupa. Tive a oportunidade de conhecer lugares paradisíacos e pessoas do mundo todo.

Hola, México! dicas e informações para intercambistas

Como foi se hospedar em uma casa de família no México?

Durante o intercâmbio no México, fiquei em casa de família, na casa de uma senhora chamada Gloria Fernandes. Era uma família muito agradável. Fui tratada muito bem durante minha estadia. Senti falta de não ter televisão no quarto. Assistíamos todos juntos na sala – o que também não era ruim. Senti falta também de ar condicionado, pois a cidade é muito quente e só tinha um ventilador. Fora isso, correu tudo bem. Recomendo!!

Cite alguns pontos positivos e negativos de Playa del Carmen, México.

Playa del Carmen é simplesmente linda, muito turística, com pessoas muito receptivas. É tranquilo passear pelas ruas e também é próxima de Cancún. Deve-se tomar cuidado apenas com os taxistas, que muitas vezes querem cobrar o dobro do preço dos turistas. De todo o modo, é possível se locomover também de ônibus, a pé ou de bike – a cidade é muito fácil nesse sentido.

Eu ia caminhando para a escola Don Quijote, era tudo muito perto. Quando ficava até tarde na rua, pegava um táxi. Também usava transporte público, que é mais barato do que em Cancún.

Intercâmbio no México, Cancún | Foto: Geisy Duarte/Arquivo Pessoal
Intercâmbio no México, Cancún
Foto: Geisy Duarte/Arquivo Pessoal
Depoimento: Intercâmbio na Europa: ‘dobradinha’ Malta e Valência

Como é o custo de vida em Playa del Carmen?

O transporte dentro da cidade custa 5 pesos (em Cancún, são 10). Todos os passeios são baseados no dólar, então é preciso pesquisar. Sempre somos abordados por guias e temos que negociar. Encontrei um guia chamado Ramiro (calle 6 com 6) e o indico: melhor preço e ótima qualidade! Alguns exemplos de valores:

  • Isla Mujeres (escuna, almoço e mergulho com snorkell): 40 dólares
  • Xacaret + Chichén Itzá (uma das 7 maravilhas do mundo): 145 dólares
  • Tulum: aproximadamente 190 pesos
  • Cozumel (ferry boat ida e volta): 240 pesos
  • Coco Bongo: 70 dólares
  • Ônibus aeroporto de Cancún até Playa del Carmen: 162 pesos
  • Chip de celular (para 1 semana): 150 pesos
  • Água de 4 litros: 18 pesos
  • Picolé: 14 pesos

O que você fazia no tempo livre?

Depois da aula, ia para a praia próxima à casa. Aos finais de semana, fazia passeios mais distantes. Recomendo: Tulum, Akumal, Chichén Itzá, Xcaret, Isla Mujeres, Cenote, Coco Bongo, Cozumel.

Cozumel, México | Foto: Geisy Duarte/Arquivo Pessoal
Cozumel, México
Foto: Geisy Duarte/Arquivo Pessoal
Depoimento: Intercâmbio em Salamanca durante o verão

Como é o clima em Playa del Camen?

Fui entre maio e junho. Sempre sol forte!

O que achou da escola Don Quijote?

Fiz o curso de espanhol, de 3 horas diárias. Adorei a escola Don Quijote. As salas são “cabanas” ao ar livre, tudo muito agradável. A localização é muito boa, os professores são dedicados e as aulas são excelentes. Também há aulas extras ótimas – como de dança, de cozinha mexicana, de música etc.

Escola Don Quijote, Playa del Carmen | Foto: Geisy Duarte/Arquivo Pessoal
Escola Don Quijote, Playa del Carmen
Foto: Geisy Duarte/Arquivo Pessoal

Como é o perfil dos alunos da escola Don Quijote?

O perfil é diversificado, de todas as idades. A maioria dos alunos eram suíços, italianos e alemães. Existem turmas para pessoas com mais de 50 anos, super legal!

Escola Don Quijote, Playa del Carmen | Foto: Geisy Duarte/Arquivo Pessoal
Escola Don Quijote, Playa del Carmen
Foto: Geisy Duarte/Arquivo Pessoal

Como foi sua evolução durante o intercâmbio no México?

Sem dúvida, quando voltei para o Brasil notei que estava me comunicando diferente. A evolução é maior a partir da terceira semana. Gostei muito do intercâmbio no México.

Conheça as diferenças entre o espanhol dos países da América Latina

Como foi o atendimento da agência Descubra o Mundo?

Encontrei a agência pesquisando no Google. Eu amei o atendimento da Descubra o Mundo. Já recomendei para uma amiga, que embarcou há pouco tempo para os Estados Unidos para um intercâmbio de 6 meses.

A equipe foi muito atenciosa, sempre disposta a tirar todas as dúvidas. Recebi vários e-mails durante o intercâmbio. Isso faz toda a diferença. Me senti muito segura!

Depoimento: Intercâmbio no Chile: morar e estudar em Viña del Mar

Gostou da ideia de aumentar o nível do seu espanhol? Contate a equipe da Descubra o Mundo e pesquise qual é o melhor destino para você. Descubra o México.

Comentários