em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio em San Francisco: upgrade no inglês para carreira

Intercâmbio em San Francisco foi a escolha do Jeremias Neves, de Florianópolis (SC), para melhorar o nível do inglês, pensando em seus objetivos profissionais. Ele já tinha feito um intercâmbio na Colômbia para estudar espanhol e, agora, chegou a hora do inglês. Como tem a possibilidade de trabalhar a distância, não precisou sair de férias: o Jeremias conseguiu conciliar os horários das aulas na ILSC San Francisco com seu trabalho remoto. Legal, não?

Veja todos os detalhes dessa experiência:

Por que resolveu estudar inglês no exterior?

Sempre tive vontade de fazer intercâmbio. Eu tive uma experiência muito boa anteriormente, quando fiz um curso de espanhol na Colômbia, em 2016. Tudo funcionou muito bem e, por isso, quis repetir a experiência num curso de inglês – dessa vez, nos Estados Unidos.

Intercâmbio em cidades pequenas dos Estados Unidos

Como era seu nível de inglês antes do intercâmbio em San Francisco?

Eu já havia estudado inglês com professores particulares. Fiz um ano de aulas, que me ajudaram bastante na conversação, mas não tive resultados na gramática. O inglês é importante para minha carreira, mas também é uma vontade pessoal. Sou diretor comercial da América Latina em uma empresa e sei que, muito em breve, terei que assumir atividades que envolvem Estados Unidos e Canadá. Era imprescindível melhorar meu inglês para sofrer menos nas negociações.

Por que escolheu fazer um intercâmbio em San Francisco?

Eu optei pelos Estados Unidos porque quis fazer um mix entre turismo e estudo. No âmbito profissional, como estou começando trabalhar com o país, achei que esse seria o destino mais apropriado. Escolhi a California para conhecer uma região que ainda não conhecia.

Durante o intercâmbio em San Francisco, eu continuei trabalhando remotamente. Eu acordava mais cedo e me ajustava ao fuso-horário do Brasil.

Viajando para San Francisco? Conheça tudo sobre a cidade antes de morar lá.

Como estava o clima em San Francisco entre abril e maio?

O clima em San Francisco entre abril e maio estava frio – na faixa dos 18ºC, mas com muito vento. Por isso, a sensação térmica era mais baixa. Em algumas noites, a temperatura caia para 10ºC. Nas duas primeiras semanas, estava mais frio, choveu um pouco mais, e nas outras semanas começou a esquentar.

Intercâmbio em San Francisco, EUA
Foto: Jeremias Neves/Arquivo Pessoal

Tudo sobre o clima dos Estados Unidos

Como eram as aulas na ILSC San Francisco?

As aulas na ILSC San Francisco eram de segunda a quinta, das 13h20 até 18h. Ingressei numa aula extra de mais 1 hora diária – metade conversação, metade gramática.

A localização da ILSC San Francisco é perfeita, bem perto do centro financeiro, com muitas alternativas de lojas, farmácias, mercados públicos e uma estação de metrô a três quadras. A estrutura da escola é legal e conta com um bom espaço. Tive aula com 5 professores diferentes e todos tinham boa didática e bom entrosamento com a turma.

A grande maioria dos alunos é jovem, de 20 a 25 anos. Os países mais presentes eram Brasil, Coreia do Sul, Tailândia, Twain.

Conheça a escola ILSC e suas unidades

Intercâmbio na ILSC San Francisco
Foto: Jeremias Neves/Arquivo Pessoal

Airbnb durante o intercâmbio em San Francisco: como foi a hospedagem?

Durante o intercâmbio em San Francisco, optei por me hospedar em um quarto alugado através do Airbnb em um apartamento de dois dormitórios. A localização era bem legal, ficava a quatro estações de metrô próximo à escola ILSC San Francisco. A minha ideia, apesar de ser uma opção bem mais cara, era ter um pouco mais de conforto e privacidade até porque fui acompanhado da minha esposa. Além disso, queria praticar o inglês com um nativo. Porém, tive azar porque a dona da casa estava estudando espanhol e, como falo o idioma, queria praticar comigo!

O preço do quarto foi bem alto. Paguei cerca de R$ 8.500 por 1 mês em um quarto de casal simples, sem ser suíte. Eu ainda gastava para lavar roupas, usando os serviços de uma lavanderia vizinha.

San Francisco, onde ficar: conheça as melhores áreas

Como avalia o período de 4 semanas para um intercâmbio em San Francisco?

Inicialmente, eu imaginei que seria um período suficiente para praticar, fazer uma imersão e levar uma bagagem um pouco maior – repetindo a experiência que tive na Colômbia com o mesmo período. Infelizmente, não aproveitei tanto quanto gostaria. O tempo realmente foi curto, passou muito rápido e a metodologia da escola não favoreceu tanto assim um aprendizado mais acelerado.

Intercâmbio no Vale do Silício – 4 semanas na Intrax San Francisco

Cite alguns pontos positivos e negativos sobre a cidade de San Francisco.

Pontos positivos de San Francisco – É uma cidade multicultural, que acolhe bem o estrangeiro. É possível conciliar lazer com estudo, observar uma miscigenação de culturas – o que possibilita explorar outros horizontes além do norte-americano. Além disso, os pontos turísticos de San Francisco são bem legais.

Pontos negativos de San Francisco – O ponto positivo, que é essa mistura de culturas, também pode ser negativo. Isso porque existe um excesso de imigrantes e um traço latino muito forte – o que impede esse contato maior com nativos. Além disso, há uma quantidade muito grande de moradores de rua, principalmente na região central.

É preciso dizer também que San Francisco é uma cidade muito cara. Para se ter uma ideia, um café simples custa 5 dólares.

Onde comer em San Francisco, EUA: dicas de uma brasileira que mora na cidade

O que fazer no tempo livre do intercâmbio em San Francisco?

Às sextas-feiras não tínhamos aulas na ILSC San Francisco, então aproveitava para passear e conhecer cidades vizinhas – como Napa, Carmel, Los Ageles, Monterey. Em alguns finais de semana, organizávamos pique-niques.

Intercâmbio em San Francisco, EUA
Foto: Jeremias Neves/Arquivo Pessoal

Como chegou até a agência Descubra o Mundo e o que achou do atendimento?

Cheguei até a Descubra o Mundo pesquisando sobre intercâmbio na internet. Entrei no site da Descubra o Mundo e achei interessante porque mandei um e-mail e recebi resposta muito rapidamente. Apesar de não conhecer a empresa, fiquei confiante porque o atendimento foi muito bom. Gostei bastante e me senti bem seguro durante nossa comunicação.

Quero repetir a experiência e fazer mais um intercâmbio no ano que vem. Mas, dessa vez, penso em ir para uma cidade menor, onde consiga fazer uma imersão mais profunda.

Estudar inglês em San Francisco, LSI Berkeley, pós-lua de mel


Essa é só mais um destino incrível para quem quer estudar inglês no exterior. Se você está considerando um intercâmbio em San Francisco, entre em contato com a equipe da Descubra o Mundo e comece a fazer planos! Descubra San Francisco.