em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio em Cork, Irlanda: como é morar e viver nesta cidade?

Gustavo Ribeiro está fazendo um intercâmbio em Cork, Irlanda, e conversou conosco de lá! Ele, que tem 20 anos, é estudante de Engenharia de Produção e morador de Americana (SP), ficou 6 meses estudando inglês na Cork English Academy e agora passará mais 6 meses trabalhando, totalizando, assim, 1 ano na Irlanda.

Atualização – 10 de junho de 2016: atualmente, o programa na Irlanda envolve 25 semanas + 8 semanas de férias (e não mais 24 semanas de curso + 24 semanas de trabalho ou férias). Para prorrogar o período para 25 semanas de curso + 8 semanas de férias, se essa for a sua intenção, fale diretamente com a Descubra o Mundo.

Leia nosso bate-papo sobre como é um intercâmbio em Cork, Irlanda, custo de vida, moradia, preços e muito mais!

Faça seu intercâmbio em Cork com a Descubra o Mundo.

Por que decidiu fazer um intercâmbio?

Foi uma mistura entre necessidade para carreira e a vontade de conhecer outros países. Obviamente, o intercâmbio em Cork foi uma realização pessoal para mim também, já que nunca havia saído do Brasil.

Por que escolheu intercâmbio na Irlanda?

Após pesquisar vários lugares para fazer intercambio com permissão para trabalho, “descobri” um pequeno país, que faz parte da União Europeia e que poderia se encaixar no que estava procurando – mesmo que, em certas partes, fosse completamente o oposto do que estava acostumado (clima, cultura, idioma etc.).

Percebi que seria um ótimo desafio e, após cada pesquisa sobre a Irlanda, fui me identificando cada vez mais e mais, até ter a certeza que era o que eu queria. Hoje estou muito feliz e não me arrependo nem um pouco dessa escolha.

Mais: Estudar inglês na Irlanda: ótimas escolas e muita diversão

E por que escolheu fazer um intercâmbio em Cork, na Irlanda?

A princípio, minha escolha para morar era Dublin. Mas, após uma conversa com a equipe da Descubra o Mundo, fui apresentado à cidade de Cork. De imediato, já mudei de plano. Mesmo sendo menor do que a capital e tendo um estilo mais “calmo”, Cork possui vida noturna agitada e moradia mais acessível.

Intercâmbio em Cork Irlanda
Intercâmbio em Cork, Irlanda
Foto: Gustavo Ribeiro/Arquivo Pessoal

Trabalhar na Irlanda: como foi o processo de conseguir um emprego em Cork?

Bom, foi um pouco difícil de encontrar emprego no começo, tendo em vista meu nível de inglês e o período escolar.

Após uns 3 meses e meio, comecei a enviar currículos online, sem muito sucesso. Até que eu resolvi ir entregando “porta a porta” e pouco tempo depois consegui uma entrevista de emprego nesse restaurante de frutos do mar.

Entrei como kitchen porter e hoje sou kitchen assistent. Faz pouco mais de 6 meses que trabalho lá.

Morar em Cork: qual acomodação escolher?

No início do intercâmbio em Cork, Irlanda, quando cheguei, fiquei em residência estudantil durante duas semanas. Recomendo o lugar, é muito bom para quem quer viver em Cork. A acomodação se localiza a apenas 3 minutos da escola Cork English Academy.

Tem um espaço bem organizado, limpo e é um lugar para entrar em contato com outras nacionalidades e praticar o inglês. Não tenho absolutamente nada para reclamar de lá.

Depois de uns dias, um colega de residência me convidou para dividir um quarto com ele – um quarto grande, duas camas e dois guarda-roupas. Aceitei e fiquei morando lá por aproximadamente 6 meses, até que encontrei outra casa melhor com um preço acessível. Estou morando nela até hoje.

Morar na Irlanda: 12 coisas que você precisa saber

O que mais gostou e o que menos gostou em Cork?

Entre várias coisas que me fascinam durante este intercâmbio em Cork, certamente a que eu mais gosto é o fato de haver diferentes nacionalidades.

Moorar em Cork é ótimo para aprender um pouco sobre outros países, histórias, idiomas, culturas, curiosidades. Costumo dizer que a cada dia é um pedaço do mundo a mais que eu vou descobrindo.

O que eu menos gostei é o clima. No inverno em Cork, na Irlanda em geral, são aproximadamente três meses sem ver o sol. Mas em compensação, durante o verão, temos um dia “ensolarado” das 6h da manhã até 22h. Isso acaba compensando o inverno cinza.

Mais sobre a cidade: Como é fazer intercâmbio em Cork

O que achou do custo de vida em Cork, na Irlanda?


O custo de vida em Cork é um dos mais “baratos” da Irlanda. Depois de um tempo, você “aprende” a fazer as compras.

São quatro grandes redes de supermercados que possuem várias promoções e preços mais acessíveis. Uma pessoa sozinha irá gastar na faixa de 10 a 20 euros por semana. São vários restaurantes e redes de fast food dos mais variados estilos e preços. 

Se precisar comprar roupas: Penneys (marca de preço mais acessível, de fabricação própia) e TK Maxx (roupas de várias marcas conhecidas, Adidas, Nike, Vans, Super Dry a preços bons).

Intercâmbio em Cork Irlanda
Intercâmbio em Cork, Irlanda
Foto: Gustavo Ribeiro/Arquivo Pessoal

Como é a vida noturna em Cork?

Quem faz intercâmbio em Cork, na Irlanda terá uma vida noturna agitada por ser uma cidade universitária. Há vários pubs e umas quatro boas casas noturnas.

Uma paint de cerveja custa na faixa de 5 euros. A maioria dos pubs não cobra nada para entrar. Você também pode fazer os famosos “esquentas” em casa e, assim, economizar mais ainda.

Intercâmbio em Cork Irlanda
Noite em Cork, Irlanda
Foto: Gustavo Ribeiro/Arquivo Pessoal

Como estava o clima no período em que você viveu em Cork?

Quando cheguei para o intercâmbio em Cork, a Irlanda estava no verão. Então, eu não senti diferença brusca logo de cara, pois o verão deles e parecido com o nosso inverno. Tive uma adaptação bem tranquila.

O que achou da escola Cork English Academy?

Eu fiz o curso General English Language Training com duração de 15 horas semanais (375 horas total). Realmente gostei da escola Cork English Academy: é bem centralizada, boa infraestrutura e ótimos professores. 

Havia bastante jovens, mas também gente mais velha. Eram várias nacionalidades diferentes (coreanos, espanhóis, japoneses, italianos, franceses, poloneses).

Intercâmbio em Cork Irlanda
Escola Cork English Academy
Foto: Gustavo Ribeiro/Arquivo Pessoal

Como você avalia o seu aprendizado e evolução durante o intercâmbio?

Com relação ao nível de inglês, posso dizer sem sombra de dúvidas que realmente supriu todas as minhas expectativas. Na verdade, até me surpreendeu, pois sai do Brasil com a falsa sensação de que sabia falar inglês.

Quando me vi frente aos desafios que envolvia a minha comunicação, percebi que não estava nada bem.

Hoje, com pouco mais de 10 meses de intercâmbio em Cork, na Irlanda, percebo que o idioma foi melhorando dia após dia, e isso foi realmente muito satisfatório para mim. Eu consigo entender e me comunicar com qualquer pessoa sem problema algum.

Melhores cidades da Irlanda – Dublin, Limerick, Galway e Cork

Você alcançou o seu objetivo principal com o intercâmbio?

Cresci muito no intercâmbio em Cork e me vejo amadurecendo dia após dia, a cada desafio que eu superava, a cada nova experiência, em TUDO.

Quando eu e minha mãe estávamos no escritório da agência Descubra o Mundo, ouvi a seguinte frase: “vai menino, volta um homem”.

Lembro que dei risada e não entendi muito o significado. Mas hoje eu compreendo cada palavra e o valor que isso tudo tem, a importância de tudo. Hoje eu entendo que se eu mudei o tanto que mudei, foi graças a essa experiencia surpreendente que só quem faz um intercâmbio pode ter.

Depoimento: Por que resolvi prolongar o intercâmbio na Irlanda

Como foi o atendimento da agência Descubra o Mundo?

Fiquei super satisfeito com o atendimento da agência. A cada contato via telefone, a cada e-mail, desde o princípio, foram super atenciosos e nos deram todo o apoio necessário com dicas e opiniões pessoais.

Com certeza absoluta eu recomendaria a Descubra o Mundo a qualquer pessoa interessada em fazer intercambio. Eu me senti satisfeito. Por isso, nada mais justo do que fazer outras pessoas satisfeitas também.

Intercâmbio em Cork Irlanda
Viagem a Londres durante o intercâmbio
Foto: Gustavo Ribeiro/Arquivo Pessoal

Ficou com vontade de fazer um intercâmbio em Cork, na Irlanda, também? Consulte os especialistas da Descubra o Mundo, que entendem tudo sobre estudar inglês no exterior e poderão te ajudar. Descubra a Irlanda.

Intercâmbio Irlanda 728x90

Confira mais detalhes de escolas de inglês com curso de intercâmbio em Cork: preços, instalações, carga horária e muito mais:

Comentários