em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio Canadá – 3 meses na PGIC Toronto

Intercâmbio Canadá – O Rogério Belorio, 40 anos, Analista de sistemas, Rio de Janeiro, decidiu investir no inglês e, por isso, ficou 12 semanas estudando na PGIC Toronto. Apesar do frio intenso em Toronto, ele gostou muito da experiência! Veja o depoimento com os detalhes:

Intercâmbio Canadá – Por que decidiu fazer um intercâmbio?

A motivação foi por uma necessidade para a carreira e também para uma realização pessoal. Eu tirei um ano sabático do trabalho para estudar (terminar um MBA) e o intercâmbio em Toronto veio com complemento desses estudos.

Curso de inglês para adulto: aprenda mais depressa

Como você se planejou para ficar 3 meses?

Eu escolhi esse período porque já tinha feito um intercâmbio de 1 mês na adolescência e achei que não foi o suficiente. Decidi fazer 3 meses porque era o tempo que eu tinha livre e se encaixava no meu orçamento.

10 ótimas escolas de inglês em Toronto

Por que escolheu fazer intercâmbio no Canadá? E por que Toronto?

Eu havia pesquisado outros países (Malta, Irlanda, Austrália), mas o melhor custo-benefício foi Canadá. Escolhi Toronto porque eu já conhecia a cidade.

Intercâmbio Canadá, Toronto
Foto: Rogério Belorio/Arquivo Pessoal

Como foi sua hospedagem em Toronto?

Eu morei sozinho num basement que aluguei pelo AirBnb. O lugar era novinho, aconchegante e com toda infraestrutura. Porém, acho que escolheria hoje uma moradia diferente para ter mais contato com outras pessoas.

Intercâmbio Canadá – Cite um ponto negativo em Toronto.

Toronto é uma cidade cosmopolita, cheia de atrações e atividades (no verão). No inverno, a cidade fica fria (literalmente), sem muitas atividades e atrações. Nos tempos livres eu acabava ficando em casa por falta de opções de atividades. Acho que eu trocaria a época do ano e faria o intercâmbio na primavera/verão.

Intercâmbio Canadá, Inverno em Toronto
Foto: Rogério Belorio/Arquivo Pessoal
Clima em Toronto: escolha a melhor época

Como é o transporte público em Toronto?

O transporte público em Toronto é excelente e eu me locomovia quase 100% das vezes de metrô e ônibus.

Conheça o transporte público de Toronto

O que achou do custo de vida em Toronto?

O custo de vida em Toronto é alto, principalmente moradia. Para almoço e janta, o valor médio de uma refeição é de 15 dólares canadenses. Carnes, frutas, verduras e legumes também são caros nos supermercados. Como morei sozinho, eu fazia compras e na maioria das vezes eu mesmo cozinhava minhas refeições.

O que costumava fazer no seu tempo livre?

Como disse anteriormente, já conhecia Toronto. Portanto, já havia visitado os pontos turísticos. Não fui em nenhuma balada e frequentei apenas bares, pubs e museus (lugares fechados para fugir do frio congelante!).

O que fazer em Toronto – 11 lugares indispensáveis

Intercâmbio Canadá – Como é o clima em Toronto no inverno?

O clima em Toronto foi uma das coisas que mais me atrapalhou. Mesmo vestindo o agasalho correto para o frio local, o clima foi um fator bastante limitador para fazer qualquer atividade na rua. A temperatura mínima que peguei foi -20ºC. Nos meus 100 dias por lá, 90% do tempo a temperatura esteve abaixo dos -5ºC.

Intercâmbio Canadá, Inverno em Toronto
Foto: Rogério Belorio/Arquivo Pessoal
Conheça o PATH, a cidade subterrânea de Toronto
Depoimento: Curso de inglês em Toronto – The Language Gallery

Intercâmbio Canadá – O que achou da escola PGIC Toronto?

As aulas da PGIC Toronto começavam às 9h e acabavam as 15h40. Após esse horário, tinham algumas aulas extras eletivas e não era obrigatório a participação. Numa escala de 0 a 10:

  • Localização: 10
  • Infraestrutura: 8
  • Professores: 10
Depoimento: Curso de inglês no Canadá: período integral na PGIC Vancouver

Qual é o perfil dos alunos na PGIC Toronto?

A idade média dos alunos era de 25 anos de idade. A maioria dos alunos eram orientais (coreanos, japoneses, taiwaneses). Alunos do México e Arábia Saudita também com forte presença na escola. Em comparação com outras nacionalidades, os brasileiros eram minoria na escola.

Depoimento: Intercâmbio nas férias – 30 dias na PGIC Toronto

Intercâmbio Canadá – Como foi fazer intercâmbio aos 40 anos?

Meu aproveitamento agora com 40 anos foi infinitamente melhor do que quando eu tinha 20 e poucos anos. Consegui absorver melhor e recomendaria fortemente essa experiência.

Como você avalia a sua evolução durante o intercâmbio?

Eu avalio como excelente. Foi muito válido e consegui melhorar bastante meu inglês. Entrei no nível “Intermediate”, passei para o “Upper Intermediatte” no segundo mês e no final consegui nota 6 no IELTS (com essa nota eu conseguiria ser aceito em algumas Universidades para fazer um MBA).

Estudar inglês no Canadá: razões para você decidir ir
Intercâmbio Canadá, Inverno em Toronto
Foto: Rogério Belorio/Arquivo Pessoal

Como chegou até a agência Descubra o Mundo?

Cheguei até a agência Descubra o Mundo pela indicação de uma amiga. O atendimento foi excelente desde o início até o final do meu intercâmbio. Eu recomendo e já recomendei a agência para outros amigos que estão interessados em fazer um intercâmbio.

Depoimento: Verão no Canadá – Intercâmbio na SEC Toronto
Download gratuito: Ebook Canadá – guia completo de intercâmbio

Comentários