em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio Canadá: 5 semanas na ILSC Toronto

Nosso intercambista Paulo Vinicius, 18 anos, Anápolis (GO), deu uma pausa nos estudos do vestibular para estudar inglês e oxigenar a mente! Foram 5 semanas na ILSC Toronto. Segundo ele, foi uma grande experiência que será levada para a vida! Veja o bate-papo:

Por que decidiu fazer um intercâmbio?

Decidi fazer intercâmbio incentivado pelo meu pai, que já morou nos Estados Unidos, e fez questão de me presentear com essa viagem para que eu pudesse vivenciar o dia a dia de um país de primeiro mundo. Junto a isso, o interesse em aprimorar a língua inglesa e também de ter um período para descansar durante os estudos para o vestibular.
As 3 melhores cidades do Canadá: Vancouver, Toronto e Montreal

Intercâmbio Canadá – como foi a escolha pelo país e pela cidade de Toronto?

O sotaque canadense não é puxado como o britânico, por exemplo. Me atraiu a diversidade cultural que eu encontraria na cidade de Toronto e, principalmente, por ser uma cidade referência para estudantes de todo o mundo.
Download gratuito: e-book: Guia completo do intercâmbio no Canadá
Intercâmbio Canadá
Foto: Paulo Vinicius Magalhães/Arquivo Pessoal

O que mais gostou e o que menos gostou em Toronto?

O que mais gostei em Toronto:
– Segurança;
– Diversidade de atividades e festivais para frequentar;
– Cidade limpa e bonita, pelo menos na maioria dos lugares que fui.
O que menos gostei em Toronto:
– Custo de vida alto e custo dos passeios;
– Maioridade ser 19 anos – o que restringiu minha entrada em muitos lugares e fiquei com a impressão de não ter aproveitado algumas coisas como eu poderia.

Como foi se hospedar em casa de família?

Foi uma boa experiência, mas não sei me hospedaria novamente. Não havia regras de horários específicos para estar em casa e cada estudante tinha seu quarto. Ainda assim, eu não tive a mesma liberdade para cozinhar ou chegar em casa mais tarde. Talvez poderia ter aproveitado o máximo possível da viagem se eu tivesse alugado um apartamento ou algo do tipo. Além disso, o jantar era mal preparado e nada saboroso. Muitas vezes eram sobras congeladas do dia anterior, o que me deixou desapontado, principalmente por conta do valor que é pago nessa inclusão de refeições na casa.
Depoimento: Curso preparatório de inglês na ILAC Toronto

Como era a infraestrutura da casa? 

A casa era um sobrado simples, mas bem aconchegante. Cada um tinha seu quarto e o meu ficava no porão da casa. Além da host mom e seus dois gatos, havia um ucraniano e um panamenho, que estavam estavam em programas de estudo.
Depoimento: Intercâmbio Canadá: 3 meses na PGIC Toronto

O que achou do custo de vida em Toronto? 

Achei caro, principalmente comparado à realidade brasileira, já que eu pagava aproximadamente CAD$ 115 (isso com desconto de estudante) para ter acesso ao metrô, ônibus e streecars por um mês (mais ou menos R$ 300). A alimentação fora de casa era de no mínimo CAD$ 5 (para um lanche, como um sanduíche ou uma pizza) e poderia variar facilmente para CAD$ 15 ou mais se você preferir um restaurante. As atrações turísticas em Toronto são bem caras também, como CAD$ 40 apenas para subir na CN Tower, o que também me incentivou a realizar programações gratuitas, como ir a festivais que sempre aconteciam ou passeios nos parques ao redor da cidade.

Como é a vida noturna em Toronto?

Não tenho muito o que falar sobre isso porque a maioridade lá na província de Ontario são 19 anos, então eu, com 18 anos, ficava de fora de boa parte da programação noturna. Mas de qualquer forma fui em shows, como do Coldplay e Shawn Mendes, que estiveram lá na cidade durante o intercâmbio.

O que costumava fazer no seu tempo livre?

Eu costumava procurar lugares diferentes para visitar com os amigos ao redor da cidade, principalmente em Downtown. Fui em eventos que estavam acontecendo na cidade e acabei visitando lugares como a CNE (Canadian Nacional Exhibition, que é um evento anual muito famoso), o Centro de Ciências para ver o Eclipse Solar, festivais de food truck, de cultura coreana, grega e por aí vai. Além disso, fiz os passeios para os lugares mais turísticos da região como CN Tower, Toronto Zoo e Niagara Falls.
Intercâmbio Canadá: Niagara Falls
Foto: Paulo Vinicius Magalhães/Arquivo Pessoal

Como estava o clima em Toronto durante agosto?

O clima em Toronto estava ótimo. Como fui no mês de agosto, peguei o verão canadense com a maioria dos dias ensolarados, perfeitos para passeios e para visitar as atrações da cidade.
Conheça o clima do Canadá

O que achou da escola ILSC Toronto? 

Eu estudava de 9 da manhã até meio dia na ILSC Toronto. Não tenho o que reclamar. Os prédios eram bem localizados e gostei de todos os professores que tive. Porém, apenas um mês é muito pouco para dizer que tive uma melhora significativa no inglês, apesar de não ter tido problemas para me comunicar durante esse período.
Intercâmbio Canadá, na ILSC Toronto
Foto: Paulo Vinicius Magalhães/Arquivo Pessoal
Conheça: 10 ótimas escolas de inglês em Toronto

Qual é o perfil dos alunos na ILSC Toronto?

A maioria dos alunos da ILSC Toronto estava na faixa dos 18-25 anos. Vi muitos asiáticos e brasileiros no colégio, mas nada que interferisse no aprendizado, já que a política de “Only English” não deixava os alunos conversarem em suas línguas nativas.
5 dicas para viver em Toronto

Como você avalia o seu aprendizado durante o intercâmbio Canadá?

Eu diria que foi uma evolução pessoal. É impressionante ver como as coisas funcionam em uma cidade grande assim. É muito bonito ver o respeito em todo lugar, poder concluir que fiz amigos de todos os cantos do mundo e do Brasil e que sou muito grato a Deus e ao meu pai pela oportunidade de ter conhecido pessoas que levarei como admiração para o resto de minha vida. Posso afirmar, com toda a certeza, que Toronto “evoluiu” meu modo de enxergar a vida.
Intercâmbio Canadá
Foto: Paulo Vinicius Magalhães/Arquivo Pessoal
Canadá Brasil: intercâmbio que mais agrada brasileiros

Você indicaria Toronto como destino de intercâmbio?

Com certeza. Você não vai encontrar uma diversidade de povos tão grande em outro lugar do mundo. A cidade é muito fotogênica e o pessoal é realmente muito educado, sem contar a variedade de atividades para fazer durante sua viagem.
Depoimento: Curso de inglês em Toronto – The Language Gallery

Como chegou até a agência Descubra o Mundo?

Descobri através da exibição de uma reportagem no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios da Rede Globo.
Assista a matéria com a Descubra o Mundo no PEGN

Como foi o atendimento da Descubra o Mundo?

O atendimento da Descubra o Mundo foi ótimo. A equipe sempre foi atenciosa e estava pronta para me ajudar com o que precisava. Com certeza, recomendo.

Comentários