em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio Canadá – Inglês na escola ILAC Vancouver

Intercâmbio Canadá! Sim, mais gente curtindo estudar inglês no exterior e investindo em cultura e conhecimento. Vem conhecer a Marina Zanferrari, 26, farmacêutica, de São Paulo (SP). Ela passou 4 semanas na ILAC Vancouver para “destravar” o inglês, ficando hospedada em casa de família. A experiência, como de costume, foi MARAVILHOSA! Veja nossa conversa:

Por que decidiu fazer um intercâmbio?

Necessidade para a carreira.

Depoimento: Intercâmbio de novo: voltando ao Canadá na ILAC Vancouver

Intercâmbio Canadá – Por que escolheu fazer intercâmbio no país? E por que Vancouver?

Todos falam que o Canadá é um país seguro e sempre tive vontade de conhecer. Acabei optando por Vancouver, pois as fotos das paisagens são mais bonitas que nas outras cidades canadenses. Além disso, já tive a oportunidade de conhecer as costas leste e oeste dos Estados Unidos e gostei mais do oeste, então fui na mesma lógica!

Quais documentos você teve que providenciar?

Para o intercâmbio Canadá, providenciei Seguro Viagem e ETA (autorização de entrada no Canadá). Foi muito rápido e fácil, pois contratei o seguro viagem com o cartão de crédito e o ETA fiz pela internet. O site é didático e, se não me engano, as informações também estão disponíveis em português.

Preenchendo a ETA Canadá para brasileiros
Checklist: Documentos necessários para fazer intercâmbio

Com quanto tempo de antecedência você começou o planejamento do intercâmbio?

5 meses antes.

Intercâmbio Canadá
Foto: Marina Zanferrari/Arquivo Pessoal

Como foi se hospedar em casa de família?

Minha experiência com a casa de família no Canadá foi sensacional. Recomendo fortemente. A localização era boa (gastava apenas 25 minutos em um ônibus no trajeto para a escola, que ficava no centro). Meu quarto era limpinho. Compartilhava o banheiro com uma chinesa que também estava fazendo intercâmbio, mas também foi bem tranquilo. Minha hostmom cozinhava super bem e sempre deixava a comida na geladeira, então tinha flexibilidade no horário das refeições. A família sempre me dava dicas do que fazer e estava sempre disposta a me ajudar.

Como era a casa em que se hospedou?

O andar principal tinha sala de estar, cozinha, copa, dois quartos e um banheiro. O porão tinha três quartos, banheiro e lavanderia. A família sempre hospeda dois intercambistas por vez e eles sempre ficam no porão. A localização era ótima, entre o aeroporto e o centro e a menos de um quarteirão do ponto de ônibus. Nesse ponto de ônibus passavam duas linhas que percorriam os principais pontos da cidade.

O que mais gostou e o que menos gostou em Vancouver?

O que mais gostei em Vancouver: Segurança, limpeza, organização e paisagens.

O que menos gostei em gostei em Vancouver: clima chuvoso da época que fui (apesar que dei sorte e acho que apenas uma semana ficou assim); no almoço, só comem lanche; as pessoas, apesar de atenciosas, são “frias”.

As 3 melhores cidades do Canadá: Vancouver, Toronto e Montreal

Como você se locomovia no dia a dia em Vancouver?

Ônibus, Skytrain e Seabus (mais comum apenas ônibus).

Intercâmbio Canadá – O que achou do custo de vida Vancouver?

O custo de vida em Vancouver é alto. Almoço custa, em média, 8 dólares canadenses (não sendo tão bem servido). Não paguei para entrar em bares e baladas pois tinha VIPs da escola, mas o preço de uma cerveja long neck era, em média, 8 dólares também. O valor do bilhete unitário para qualquer um dos meios de transporte era 2,85 dólares; se você fizesse o bilhete e carregasse, o custo do cartão era de 6,00 dólares (uma única vez) e as passagens sairiam 2,20 dólares nesse caso. Existem opções mais baratas como, por exemplo, o bilhete mensal, mas como cheguei no meio do mês não compensou, pois o saldo expira a cada virada de mês.

Intercâmbio Canadá
Foto: Marina Zanferrari/Arquivo Pessoal
Como calcular o custo de vida no Canadá
Depoimento: Canadá ou Malta? Opinião de quem fez os dois intercâmbios

Intercâmbio Canadá – Como estava o clima no período entre outubro e novembro?

Na segunda quinzena de outubro variava de 7ºC a 13ºC e na primeira quinzena de novembro de -2ºC a 7ºC. Choveu na primeira semana e houve um dia de neve no início de novembro (foi atípico).

Intercâmbio Canadá
Foto: Marina Zanferrari/Arquivo Pessoal
Curiosidades sobre o Canadá

O que achou da escola ILAC Vancouver?

As aulas na ILAC Vancouver eram das 8h às 14h (almoço entre 11h45 e 12h30). A escola era ótima. Professores e staff excelentes, metodologia bacana, alunos dedicados e estrutura bacana. Recomendo!

13 melhores escolas de intercâmbio no Canadá

Intercâmbio Canadá – Como você avalia a sua evolução no inglês?

Tive apenas 4 semanas de aula na ILAC Vancouver (na última semana viajei por conta), mas atendeu a minha expectativa que era “destravar” a língua. No primeiro dia fiz o teste de nivelamento e entrei no primeiro nível do avançado e achei justo, pois o conteúdo era pertinente e as pessoas possuíam o mesmo nível que eu. Quando fui tinha vergonha de falar e agora sou capaz de conversar (claro que não fluente). Acredito que para pessoas que têm nível intermediário/avançado e estão com o mesmo foco que eu, esse tempo é suficiente. Por outro lado, para quem não conhece nada ou muito pouco, esse período não atenderá a expectativa.

Intercâmbio Canadá
Foto: Marina Zanferrari/Arquivo Pessoal
Comunidade brasileira no Canadá: Estudo, trabalho e diversão
Canadá: 5 profissões em alta, aproveite!

Como chegou até a agência Descubra o Mundo? E como foi o atendimento?

Por meio do clubemix convenia. Todo meu atendimento foi por telefone e e-mail, sendo por e-mail a maior parte. Recomendaria a agência Descubra o Mundo com certeza! Todos sempre foram muito atenciosos e rápidos nas respostas. O único ponto que me deu um pouco de desespero foi os dados da família só foram liberados a apenas 24hs do meu embarque e não pude conversar com eles, nem me planejar antes. Agora estou louca para conhecer pessoalmente todas as pessoas que me atenderam!

Depoimento: Intercâmbio de 1 mês na LSI Vancouver para soltar a lígua