em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Estudar inglês em Limerick, Irlanda – Confira conversa com intercambista

A Cibele Francisco, de 24 anos, teve uma experiência superbacana: ela decidiu estudar inglês em Limerick, Irlanda, e nos contou aqui tudo o que rolou durante 8 semanas de intercâmbio. Ela gostou tanto da experiência que pretende estabelecer uma vida na Irlanda.

Assista o nosso bate-papo:

Por que estudar inglês em Limerick

A Cibele escolheu estudar inglês em Limerick pelo custo-benefício, em primeiro lugar. Os valores eram mais atraentes, a cidade é menor e, por isso, ela acreditava que teria um maior aproveitamento. Além disso, Limerick é uma cidade universitária. Boa parte da população é estudantil e as pessoas estão mais dispostas a conversar.

Mais depoimentos: Intercâmbio em Limerick

Pontos positivos em Limerick

A Cibele disse que a cidade é muito limpa, bonita, arborizada e é possível fazer quase tudo a pé. Limerick é um local estudantil, com muitos jovens e, por isso, existem vários eventos acontecendo dentro e fora da universidade.

Saiba mais: Intercâmbio na cidade de Limerick

Por que fazer um intercâmbio

A Cibele é formada em Biblioteconomia e já havia estudado inglês no Brasil, mas estava “enferrujada”. Segundo ela, nessa área, poucos profissionais dominam uma língua estrangeira, principalmente o inglês. Percebeu, então, que seria um diferencial se aprimorasse o idioma. Ela estava desempregada há 4 meses e pensou que seria um bom momento para investir nesse aprendizado.

A Cibele contou que, na época em que pesquisava sobre estudar inglês em Limerick, tinha dinheiro para fechar um intercâmbio mais curto, de 8 semanas. Por meio do site da Descubra o Mundo, ela conseguiu fazer orçamento na hora e em uma semana resolveu os principais aspectos.

Onde morar em Limerick

A Cibele se hospedou em uma residência estudantil, que ficava em um condado próximo de Limerick. Ainda assim, era perto da escola Limerick International Study – a cerca de 20 minutos de caminhada. Ela optou por ficar em um quarto individual e dividir os espaços comuns. Além de brasileiros, havia estudantes de outras nacionalidades, como espanhóis e italianos.

Residência em Limerick | Foto: Cibele Francisco/Arquivo Pessoal
Residência em Limerick
Foto: Cibele Francisco/Arquivo Pessoal

Estudar inglês em Limerick – Escola Limerick International Study

A escola Limerick International Study fica dentro do campus. É possível usufruir de parte da estrutura universitária. A Cibele disse ter gostado muito da metodologia: toda semana era aplicada uma prova para que o conteúdo fosse fixado. Os diretores e professores são muito atenciosos e, apesar de o espaço ser pequeno, todos se acomodavam bem nas salas.

Clima em Limerick

A Cibele pegou o início do verão irlandês. Ela não pegou muita chuva, mas disse que o clima é um pouco maluco e pode “virar” a qualquer momento, seja com sol ou com chuva. A temperatura nessa época, entre abril e junho, era agradável e as noites mais frias.

Custo de vida em Limerick, Irlanda

A Cibele disse que gastava aproximadamente 20 e poucos euros por semana com compras de mercado. Além de compras necessárias, ela adquiria alguns itens “superficiais” também. Por isso, disse que é possível gastar ainda menos. Sem dúvida, o custo de vida em Limerick é mais baixo do que em Dublin. Bebidas alcóolicas são o item mais caro e não podem ser consumidas em ambientes públicos. Os mercados têm as marcas próprias, que são muito boas e por um preço mais acessível.

Limerick, Irlanda | Foto: Cibele Francisco/Arquivo Pessoal
Limerick, Irlanda
Foto: Cibele Francisco/Arquivo Pessoal
Como é o transporte público de Limerick

Alimentação em Limerick

A Cibele não come carne e disse que os produtos são muito bem identificados para vegetarianos e veganos. Devido ao custo, ela não comia muito fora – um almoço completo saia mais ou menos 15 euros. Por isso, preferia preparar a própria comida. As frutas são pequenas e caras.

Conheça comida típica da Irlanda

Vida noturna em Limerick

Limerick é uma cidade pequena e, por isso, há menos opções para quem quer sair em comparação a Dublin. É no Centro da cidade que se concentram alguns pubs e casas noturnas – alguns deles com música ao vivo –, mas a noite acaba cedo: todos fecham entre 23h e 24h.

Intercâmbio na Irlanda: prós e contras

Sobre a agência Descubra o Mundo

A Cibele pesquisou na internet sobre intercâmbio e foi aí que encontrou a agência Descubra o Mundo. Como ela é ansiosa e não gosta de esperar, gostou muito do sistema da agência, que permite com que o próprio intercambista faça sua pesquisa e gere orçamentos online. Para a Cibele, esse foi um diferencial em relação às outras empresas. O processo foi muito rápido e pagou o boleto em poucos dias. Recomenda a agência para todos.

Limerick, Irlanda | Foto: Cibele Francisco/Arquivo Pessoal
Limerick, Irlanda
Foto: Cibele Francisco/Arquivo Pessoal

A Cibele disse ainda que está disponível para quem quiser trocar ideias! Obrigada, Cibele! E você também pode falar com o pessoal da agência Descubra o Mundo e gerar o seu próprio orçamento. Pesquise e Descubra Limerick.

Comentários