em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

SEDA College Dublin: como foi fazer um intercâmbio de 8 meses

A Susana Moreno, de 26 anos, de São Paulo, precisava melhorar o inglês e, por isso, contatou a agência Descubra o Mundo. Ela decidiu estudar inglês em Dublin e ficou lá por 8 meses, na Escola SEDA College Irlanda.

Faça seu intercâmbio na Irlanda com a Descubra o Mundo.

Confira as perguntas e respostas abaixo:

Por que decidiu fazer intercâmbio?

Decidi fazer intercâmbio para melhor minha carreira profissional e para o meu desenvolvimento pessoal.

Seda College Irlanda
Intercâmbio em Dublin, Irlanda
Foto: Susana Moreno/Arquivo Pessoal

Por que escolheu fazer intercâmbio em Dublin?

Escolhi estudar inglês em Dublin porque havia a opção de trabalhar. Porém, a realidade do país é outra e não existem tantas vagas para pessoas sem experiências e referências.

Quais foram as dificuldades enfrentadas para encontrar um trabalho em Dublin?

Eu fiz cadastros em alguns sites de au pair e as famílias que me chamaram era para trabalhar em período integral, o que atrapalharia meus estudos no SEDA College, lá em Dublin.

Tentei também como cleaner em diversas empresas, mas precisava de referência irlandesa, experiência e inglês fluente para a vaga. Como não tinha nada disso, não consegui e optei por não trabalhar.

Depoimento: Fazer intercâmbio em Dublin na Emerald

Qual acomodação escolheu e o que achou?

Nas duas primeiras semanas fiquei em uma acomodação estudantil e, em seguida, aluguei um apartamento junto com os meus amigos.

Fiquei na acomodação em Summer Hill. Eu fui com mais dois amigos e ficamos em um quarto com um beliche e uma cama de solteiro. Recomendo!

O lugar é amistoso e cheio de pessoas com as mesmas intenções que as suas.

O que mais gostou e o que menos gostou em Dublin?

Gostei muito da segurança de Dublin. O lugar é pequeno, mas aconchegante, as pessoas são muito receptivas. Não gostei do número de brasileiros na ilha.

Quais dicas você daria para quem pensa em estudar na Irlanda?

Eu gostei muito por ter conhecido muitas pessoas legais e pela experiência. Mas, diria para não escolher estudar inglês em Dublin, pois a quantidade de brasileiros acaba atrapalhando, principalmente se o nível do idioma for mais baixo.

Na Irlanda, tem outros lugares mais distantes, com mais oportunidade de trabalho e com maior convivência com nativos.

Melhores cidades da Irlanda: Dublin, Limerick, Galway e Cork
Seda College Irlanda
Estudar inglês em Dublin
Foto: Susana Moreno/Arquivo Pessoal

Como é o transporte público em Dublin?

O transporte público em Dublin funciona, sempre no horário determinado. É um pouco caro e, por isso, sempre me locomovia a pé até a escola SEDA, em Dublin.

O que achou do custo de vida em Dublin?

O custo de vida em Dublin é um pouco caro em alguns aspectos – como acomodação, por exemplo. Há muitas casas lotadas com valores exorbitantes. Já a alimentação é muito barata.

Gastava cerca de 60 euros por mês e, como lá não há inflação, os preços são sempre os mesmos. Existem promoções de produtos que estão perto de vencer, que compensam muito.

Como é a vida noturna em Dublin?

A vida noturna em Dublin é super ativa. Em cada esquina há um pub ou balada e a cidade é super jovem. Porém, por lei, todos os estabelecimentos devem fechar até as 3h da manhã e às 2h os seguranças começam a expulsar geral.

6 pubs em Dublin para aproveitar

O que você costumava fazer no seu tempo livre?

Estudava bastante. Ia aos parques em dias de sol e sempre estava com os amigos em alguma casa.

O que visitar em Dublin: 9 lugares imperdíveis
Seda College Irlanda
Dublin, Irlanda
Foto: Susana Moreno/Arquivo Pessoal

Você viajou durante o intercâmbio?

Sim. Na Irlanda, eu visitei Dun Laoghaire, Bray, Howth, Malahaide, Killiney, Portmarnock e Sugar Loaf. Também viajei de carro para a Irlanda do Norte e depois fiz algumas viagens para outros países, como Inglaterra (Londres), Espanha (Barcelona), França (Paris) e Itália (Florença, Pisa e Roma).

Seda College Irlanda
Viagem a Londres durante o intercâmbio
Foto: Susana Moreno/Arquivo Pessoal

Como estava o clima em Dublin nesses 8 meses?

Passei por todas as estações – e realmente elas existem. O inverno é bem rigoroso, a primavera bem fria também; o verão super agradável e o outono é maravilhoso, quando volta a esfriar. No geral, é mais friozinho e costuma garoar muito. No início foi um pouco difícil me adaptar, mas depois você se acostuma.

Temperatura em Dublin: conheça o clima

O que você achou da escola SEDA College, na Irlanda?

Optei por estudar inglês em Dublin na SEDA College. Fiz o curso Elementry e Pre intermediate, com carga-horária de 15 horas semanais. Gostei muito da escola, dos ótimos professores e gostei muito das atividades extras durante a tarde. Como não trabalhava, consegui acompanhar as atividades.

Como era o perfil dos alunos da sala?

Como meu nível era inicial, a minha sala na Escola SEDA em Dublin era formada 90% de brasileiros e muitas vezes nós usávamos nossa língua materna. Isso dificulta um pouco o aprendizado para quem quer estudar inglês em Dublin.

Como você avalia o seu aprendizado durante o intercâmbio?

Aprendi muito no SEDA College Irlanda. Hoje estou em um nível intermediário e consigo me comunicar. Ainda não é o nível que quero chegar, mas é incrível a velocidade em que você consegue se adaptar e entender o idioma após estudar inglês em Dublin.

Visto de estudante para a Irlanda: saiba como tirar
Seda College Irlanda
Intercâmbio em Dublin, SEDA College
Foto: Susana Moreno/Arquivo Pessoal

Você alcançou o seu objetivo principal com o intercâmbio? SEDA College Dublin?

Sim, gostaria de ter trabalhado e ter ficado mais para chegar perto da fluência. Mas, a língua aprendida deixa de ser o mais incrível: o que vale mesmo é a experiência de vida.

Como você chegou até a agência Descubra o Mundo? Como foi o atendimento?

Uma amiga fez intercâmbio para a Califórnia. Perguntei a ela sobre a agência e ela me indicou. A equipe me atendeu muito bem. São atenciosos e me ajudaram em tudo o que precisei.

Já recomendei a Descubra o Mundo para vários amigos, pelo serviço prestado e pela sinceridade nas informações. Senti muita confiança e, ao final, vivi “o que comprei”.

Como é viver em Dublin – um guia completo

Ficou com vontade de estudar inglês em Dublin também? Troque uma ideia com a equipe da agência Descubra o Mundo, que entende tudo do assunto. Descubra a Irlanda.

Intercâmbio Irlanda 728x90

Veja outros escolas em Dublin além do SEDA College Irlanda:

Comentários