em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Canadá ou Malta? Opinião de quem fez os dois intercâmbios

Canadá ou Malta? Está na dúvida? Alertamos: pode ser que você conheça os dois destinos porque quem faz o primeiro intercâmbio já termina pensando no segundo. Foi assim com a Luana Lourenço, 24, de São José dos Pinhais (PR). Primeiro, ela foi estudar inglês na WTC Toronto; e poucos meses depois, repetiu a experiência na Clubclass Malta. Ela adorou as duas experiências e contou tudo aqui!

Intercâmbio Canadá ou Malta?

O primeiro intercâmbio da Luana foi para Toronto, onde ficou por 1 mês estudando na WTC Toronto (Western College).

Ela adorou a experiência e quando voltou já tinha em mente que queria fazer mais um intercâmbio nas próximas férias. Dessa vez, resolveu estudar inglês em Malta. Segundo ela, em Malta há muitos brasileiros e sul-americanos, mas também é possível conhecer estudantes de vários países da Europa – diferentemente do Canadá, onde predominavam os asiáticos.

Intercâmbio em Toronto, Canadá
Foto: Luana Lourenço/Arquivo Pessoal

Por que fazer intercâmbio

Segundo a Luana, fazer intercâmbio sempre foi um sonho, que não se concretizou antes por questões financeiras. Quando encontrou a Descubra o Mundo, viu que a agência tinha o melhor custo-benefício e que a viagem não estava tão distante assim. Ela aproveitou as férias do trabalho e aproveitou esse mês para estudar inglês.

Foi assim no primeiro intercâmbio no Canadá, e também no intercâmbio em Malta. Na WTC Toronto, a Luana fez o curso em período integral. Já na Clubclass Malta, optou por fazer por estudar somente meio período para aproveitar o restante do dia passeando e conhecendo outros lugares.

Depoimento: EC Toronto 30+: imersão de 1 mês no Canadá

Canadá ou Malta? O clima nos dois destinos

A Luana foi para o Canadá em junho e, para ela, foi uma boa escolha porque não estava tanto calor como costuma ser nos meses de julho e agosto. No segundo intercâmbio para Malta, resolveu ir em maio. No início, estava mais frio e ao fim do intercâmbio estava começando a esquentar, mas ainda de forma amena. Julho e agosto são períodos de alta temporada na ilha, então os preços sobem e as temperaturas também. Segundo a Luana, a temperatura em maio estava ideal.

Intercâmbio em Malta
Foto: Luana Lourenço/Arquivo Pessoal
Depoimento: Malta no inverno – Intercâmbio na Ace English

Canadá ou Malta? O inglês

Os canadenses falam inglês norte-americano, mais próximo ao que estamos acostumados a ouvir em filmes e seriados dos Estados Unidos. É um sotaque mais fácil de entender, mas também com mais gírias.

Por outro lado, em Malta fala-se o inglês britânico, que soa mais formal. Mas, segundo a Luana, ambos são possíveis de serem compreendidos e em poucos dias acostumamos com os sotaques.

Vale lembrar que em Malta é possível ter contato com pessoas da Europa toda, enquanto no Canadá a maioria é asiática – o que, muitas vezes, dificulta um pouco a comunicação, pois os asiáticos têm um sotaque bem acentuado e difícil de ser entendido.

Intercâmbio em Malta
Foto: Luana Lourenço/Arquivo Pessoal
Como era a Azure Window em Malta – 10 fotos de intercambistas

Canadá ou Malta? Clubclass x WTC Toronto

A Luana comenta que aprovou as duas escolas – tanto a WTC Toronto, quanto a Clubclass Malta – são muito boas. Mas, se tivesse que selecionar apenas uma delas, escolheria a Clubclass Malta. Segundo ela, é uma escola diferenciada, com ensino muito bom, assim como o material didático e os professores.

Clubclass Malta: aprenda inglês e a se divertir
Depoimento: Intercâmbio nas férias – 4 semanas na WTC Toronto

Canadá ou Malta? Toronto x Ilha de Malta?

Toronto é uma grande cidade, como São Paulo. Já Malta, é uma ilha, que lembra uma “cidade pequena”, onde todos se conhecem. Segundo a Luana, que teve oportunidade de fazer intercâmbio para os dois destinos, ambos são incríveis. Malta é um país com belíssimas paisagens, e Toronto é uma cidade cheia de vida.

Para um intercâmbio de longa duração a Luana recomenda Toronto como destino, pois é uma cidade mais dinâmica, com muitas opções. Já para um intercâmbio curto, Malta pode ser um excelente lugar, pois em pouco tempo é possível conhecer a ilha toda.

O transporte público de Malta não é prático: há somente ônibus circulando pelas ruas, que não chegam a todos lugares e não são tão pontuais. Principalmente nos períodos mais turísticos, pode ser difícil se locomover. Por outro lado, o transporte público de Toronto é supercompleto e cheio de opções – metrô, ônibus, trem etc.

Os malteses são um povo mais fechado, enquanto os canadenses são muito amigáveis e simpáticos. É comum vê-los parando na rua para oferecer ajuda a estrangeiros.

Segundo a Luana, o custo de vida de Malta é bem mais acessível e a alimentação é muito variada (os supermercados têm boas opções de frutas, legumes etc.). Quem cozinha, economiza bastante com alimentação porque os produtos são baratos. Já o custo de vida em Toronto é bem mais alto, como em qualquer cidade grande. A Luana ficou em casa de família e acabou gastando menos porque a refeição estava inclusa.

Intercâmbio em Toronto, Canadá
Foto: Luana Lourenço/Arquivo Pessoal
10 ótimas escolas de inglês em Toronto
TOP 10 lugares para visitar em Sliema, Malta

Vantagens do intercâmbio

O inglês da Luana era outro antes dos dois intercâmbios. Segundo ela, foi criada uma “semente” de aprendizado dentro dela, que fez com que despertasse uma vontade de aprender cada vez mais. O que parecia impossível fica bem mais próximo. Ela conta que, no início, as pessoas ficam com vergonha de falar inglês na frente de outras, mas depois de uns dias essa sensação passa.

A Luana recomenda que os intercambistas sempre chequem as escolas antes de irem porque em várias delas há muitos brasileiros. O ideal é evitar um pouco esse contato para criar uma imersão na língua.

Depoimento: Curso preparatório de inglês na ILAC Toronto

Próximo intercâmbio?

Agora, a Luana está decidida a fazer um (terceiro) intercâmbio mais longo, e não só no período das férias. Ela já está pesquisando os destinos e, em breve, deve concretizar também esse desejo!

Intercâmbio em Malta
Foto: Luana Lourenço/Arquivo Pessoal

“Intercâmbio realmente vicia. Não tenha medo. Ninguém te conhece. Não tenha vergonha que você pode atrapalhar os eu aprendizado.”

Luana Lourenço, intercambista DMI

Depoimento: Intercâmbio de 1 mês na ESE Malta

Ficou com vontade de fazer intercâmbios – no plural? Converse com a equipe da Descubra o Mundo e selecione seu destino!

Comentários