em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

6 meses na Irlanda: intercâmbio na Cork English Academy

A estudante Beatriz Ribeiro tem 20 anos e mora em Rio Claro (SP). Ela decidiu passar 6 meses na Irlanda, na cidade de Cork, estudando inglês na Cork English Academy. Vem ver como foi esse intercâmbio!

Por que decidiu fazer um intercâmbio?

Sempre tive vontade de ficar fora do Brasil, mas antes disso queria estar com o inglês bem desenvolvido para buscar uma carreira fora.

Intercâmbio em Cork: depoimento direto da Irlanda

Como se planejou para ficar 6 meses na Irlanda?

Pesquisei e vi o que era mais viável em meio a nossa condição atual. Tive que trancar a faculdade por dois semestres para fazer o curso de inglês e conseguir ficar 6 meses na Irlanda. Ainda assim, valeu muito a pena.

Por que 6 meses na Irlanda? E por que escolheu Cork?

Decidi ficar 6 meses na Irlanda porque não conhecia o país. Imaginei que teria fácil adaptação em Cork por ser interior, já que sou do interior de São Paulo.

Cork, Irlanda | Foto: Beatriz Ribeiro/Arquivo Pessoal
Cork, Irlanda
Foto: Beatriz Ribeiro/Arquivo Pessoal
Tudo sobre a cidade de Cork

Acomodação em Cork: onde ficou?

Durante duas semanas, fiquei na acomodação fornecida pela escola Cork Englisy Academy. Antes de partir do Brasil, pesquisei e descobri alguns dos métodos e sites para encontrar casa. Fiquei aproximadamente 1 mês dividindo a casa com dois irlandeses. Depois disso, me mudei para morar com dois polonesas e três brasileiros.

Recomendo se aventurar com pessoas que te ajudem. Conheci muita gente que acabou se prejudicando. Então, se for alugar um quarto na casa de algum nativo ou pessoas internacionais, conheça-as bem! E pessoas tem hábitos diferentes, saiba tolerar!

Cite alguns pontos positivos e negativos de Cork.

Ponto positivo em Cork: É possível fazer muitas coisas a pé, até chegar a cidades vizinhas caminhando, tudo muito fácil.

Ponto negativo em Cork: Se você tem problemas com mudanças de temperatura, talvez possa entender isso como um ponto negativo. Em Cork, há muitas mudanças climáticas rápidas.

Depoimento: Como é estudar inglês em Cork, na Irlanda, por 1 ano

Como é o clima em Cork?

Cheguei no início do inverno em Cork. Em agosto, ainda podia ver o sol se pôr somente às 20h. No inverno, por volta das 17h já estava escuro. Não tive problemas em adaptar a isso, mas é algo que faz a gente “se perder” no tempo.

Como é o transporte público em Cork?

Andava a pé sempre. As poucas vezes que usei transporte público em Cork foi para viagens. Os ônibus são pontuais.

Mais: Como é o transporte público de Cork

O que achou do custo de vida em Cork?

Se você possuir um estilo de vida simples (cozinhar em casa, sair às vezes, não gastar muito com o desnecessário) você vai perceber que é possível se manter até mais de 7 meses com o dinheiro do seu visto.

Costumava ter uma vida razoavelmente simples nesses 6 meses na Irlanda. Depois disso, comecei a viajar e gastar um pouco mais para aproveitar um pouco do país e arredores.

Como trabalhar na Irlanda com visto de estudante

O que fazer em Cork?

Tem muitas coisas pra fazer: bares, festas, reuniões de amigos, eventos da faculdade e tudo mais que uma cidade proporciona – eventos da cidade, datas comemorativas etc.

Eu costumava andar pela cidade e fazer fotos para um projeto. Existem parques lindos por toda a cidade, então nada que uma boa caminhada não resolva.

Intercâmbio em Cork, Irlanda | Foto: Beatriz Ribeiro/Arquivo Pessoal
Intercâmbio em Cork, Irlanda
Foto: Beatriz Ribeiro/Arquivo Pessoal
Depoimento: Intercâmbio na Irlanda – 2 meses na ACET Cork

Onde sair em Cork – dicas

Em Cork, há muitos restaurantes onde se come bem e com um bom preço. No Abra Kebaba, indico a batata com creme de alho, queijo, bacon e cebolinha. É divino! O Readerns é um bar confortável, onde os laches e o café são muito bons. Outro lugar que adorava passar o tempo é na cafeteria Gloria Jeans. Foi a melhor que fui em Cork.

6 meses na Irlanda, em Cork | Foto: Beatriz Ribeiro/Arquivo Pessoal
6 meses na Irlanda, em Cork
Foto: Beatriz Ribeiro/Arquivo Pessoal

O que achou da escola Cork English Academy?

Estudei no período da manhã na Cork English Academy. Gostei muito da escola, da localização, do atendimento e dos professores. Entretanto, ainda acho que faltam coisas para a facilidade do estudante. Por exemplo, uma área de “cozinha”, com micro-ondas e geladeira. Mas, nada que não se resolva com o tempo.

Qual é o perfil dos alunos da Cork English Academy?

Há de tudo. Na média, havia mais pessoas entre 20-35 anos. Em agosto, havia muitos europeus, mas no fim do ano, 80% eram brasileiros.

Cork English Academy | Foto: Beatriz Ribeiro/Arquivo Pessoal
Cork English Academy
Foto: Beatriz Ribeiro/Arquivo Pessoal

Como você avalia a sua evolução durante o intercâmbio?

Já tinha uma base razoável do inglês devido a outro intercâmbio anterior. Então, acredito que agora eu edifiquei e solidifiquei um ótimo nível. Acredito que o intercâmbio será um diferencial na vida pessoal e profissional.

A vida na Irlanda: festivais, frio, cultura e cerveja!

Como chegou até a agência Descubra o Mundo? Como foi o atendimento?

Cheguei até a agência Descubra o Mundo por meio de pesquisas. O atendimento foi ótimo. A equipe ajudou em tudo que foi necessário, com ótimas explicações. Recomendaria a agência.

Melhores cidades da Irlanda: Dublin, Limerick, Galway e Cork

Se você ficou com vontade de passar 6 meses na Irlanda, consulte o pessoal da agência Descubra o Mundo. A empresa trabalha com intercâmbios de todos os tipos e poderá te auxiliar na melhor decisão! ;) Descubra a Irlanda.

Comentários