em Chile

Em Viña del Mar o que fazer não falta! Confira dicas.

Em Viña del Mar o que fazer é escolha sua! Este balnerário que pertence à comuna de Valparaíso, vive essencialmente do turismo, e é o principal destino de veranistas dentro do Chile. Apesar de ser especialmente atraente no verão, a cidade de mais de 330 mil habitantes é movimentada o ano todo, mesmo em baixas temporadas. Por isso, tornou-se um destino procurado por intercambistas que desejam aprender espanhol em meio ao charme do “vai-e-vem estrangeiro”.

Saiba o que fazer em Viña del Mar:

O apelido diz muito: “Ciudad Jardín”.  Não é difícil entender o motivo. Bastam alguns passos para notar o colorido intrínsico à cidade, acentuado por flores, plantas e gramados. Todo esse cuidado pode ser observado na cidade – e em seus arredores -, especialmente ao longo da orla e do Jardim Botânico de Viña del Mar. Localizado em uma área de quase 400 hectares, o espaço foi inaugurado na década de 30 e abriga uma lagoa e mais de 3 mil espécies vegetais, entre plantas nativas e ornamentais. Então, já sabe: em Viña del Mar o que fazer para relaxar a cabeça e exercitar o corpo? Resposta: visite o jardim botânico!

Tudo planejado em Viña del mar!

Viña del Mar é uma cidade planejada, o que a torna ainda mais interessante e charmosa.

O centro antigo fica ao sul do rio Marga Marga. Ali é possível admirar a beleza arquitetônica da cidade e descansar em alguma das inúmeras praças. A mais famosa delas é a Plaza José Francisco Vergara, considerada o ponto central da cidade. Perto dela, estão o Teatro Municipal, com seu calendário de óperas e danças, e o Parque Quinta Vergara, que vira palco do badalado Festival Internacional de La Canción. O evento musical, realizado sempre em fevereiro, traz competições entre cantores e é um dos mais importantes da América Latina. É também em Viña del Mar que é realizado anualmente o Festival Internacional de Cine, do qual participam países do Caribe, América Latina e Ibero-América. Os filmes são exibidos em telas no próprio Teatro Municipal e nas salas de cinema da cidade. Falando ainda do Parque Quinta Vergara, o visitante vai encontrar em sua extensão o Palácio Vergara, que abriga atualmente as obras de arte universal do Museu Nacional de Belas Artes.

Prove: O verão pede um gole do ‘mote’ chileno

Em Viña del Mar o que fazer ao ver o nome Vergara?

Ah! O “Vergara” presente em nomes de museus, parques, ruas e monumentos, é uma referência a José Francisco Vergara Etchevers: engenheiro, jornalista e político chileno, que fundou a cidade a partir da fusão de duas fazendas. Bom, se vir o nome, confira qual atração ele batizou mais uma vez…

Hoje, a parte mais moderna fica ao norte e é formada por uma zona mais residencial. Ali, as ruas e quadras foram planejadas levando em consideração o posicionamento da avenida Libertad, principal artéria que corta a região de norte a sul.

Uma cidade cheia de palácios e castelos

Há muito o que fazer em Viña del Mar se você aprecia a arquitetura antiga. A cidade abriga seculares palácios e castelos, erguidos por estrangeiros que fizeram fortunas no Chile. Os castelos Ross e Wulff, além de o palácio-museu Rioja, guardam boas relíquias.

Castelo Wulff | Viña del Mar, Chile
Castelo Wulff
Viña del Mar, Chile, O que fazer?
Aprenda As diferenças entre o espanhol dos países da América Latina

Viña del Mar: o que fazer em suas praias?

Bom, mas não dá para esquecer que estamos falando de uma cidade litorânea, banhada pelo Oceano Pacífico. Ao todo, são 13 praias para agradar todos os gostos. A mais conhecida é a Reñaca: a principal característica do local são os edifícios a beira-mar que “acompanham” a inclinação do solo e, assim, foram construídos em forma de “degraus”.

Há ainda as praias Salinas, Acapulco e Del Sol. Estando por ali, dar uma volta pela orla é fundamental. Não só para apreciar o visual, mas também porque você certamente será surpreendido por feiras de artesanato e apresentações artísticas ao ar livre. E lembre-se: mesmo no calor ardido, as águas dificilmente terão uma temperatura agradável. Por isso, entrar no mar é improvável.

Vina_del_Mar_Strand

Agora você já sabe que em Viña del Mar o que fazer não falta, não é mesmo?

Faça seu intercâmbio em Viña del Mar com a Descubra o Mundo.

Essa é uma cidade que cresce no passo da modernidade e da organização, oferecendo infraestrutura impecável, gastronomia abundante, sem deixar de lado patrimônios arquitetônicos e históricos. Tem muita coisa para se fazer em Vina del MarDescubra Viña del Mar.

Conheça o país: Descubra o Chile: e queira ficar
Conheça o continente: 5 motivos para fazer um intercâmbio na América Latina