em Canadá

Conheça o transporte público de Toronto

Ao fazer uma viagem ou um intercâmbio em Toronto, você poderá se locomover diversas vezes a pé sem maiores problemas. A cidade é plana e ótima de se conhecer andando com um mapa à mão. Mas, por ser uma cidade grande, inevitavelmente você também precisará utilizar o transporte público de Toronto, que se divide em metrô (subway), bondinhos (streetcar) e ônibus (bus).

Faça seu intercâmbio no Canadá com a Descubra o Mundo.

Confira as dicas que separamos para que você saiba como funciona e como usar o transporte público de Toronto!

Veja também: Mexa-se: no Canadá, esporte é obrigação!

Dicas sobre o transporte público de Toronto no Canadá:

Metropass

O transporte público de Toronto é conhecido como TTC (Toronto Transit Commission) e compreende o street car, subway e bus. Em um dia comum, o TTC é usado por 1,5 milhão de passageiros. Já que o sistema engloba todos os tipos de meios de transporte, é possível usar cada um deles com o mesmo tipo de passe. Porém, é necessário ter atenção para algumas regras.

Com o Metropass, você pode utilizar todos esses meios durante todo um mês pagando uma taxa fixa. Ele é a melhor opção para quem precisa usar o transporte público muitas vezes. Além do cartão válido para o mês, também são vendidos cartões com preço fixo para ser usado durante uma semana ou um dia. Se você não possuir o Metropass, deverá pagar com tokens, que são vendidos nas estações.

Tipos de passagens:

Existem quatro tipos de passagens (ou fares, em inglês). São elas:

  1. Token: São compradas nas estações do metrô. Assemelham-se a uma moeda e podem ser usadas nos bondinhos, ônibus ou no próprio metrô. O valor de 1 token, segundo a atualização de abril de 2014, é de $3. De 3 tokens, $8.10. De 7 tokens, $18,90.
  2. Ticket: Os tickets são as passagens usadas apenas por idosos ou estudantes. O valor de 1 token para idosos e estudantes é $2. O cartão semanal tem o valor de $31,25 e o mensal, $108.
  3. Transfer: É o tipo de passagem utilizada para mudar de transporte. Por exemplo, você pode pegar um transfer no metrô e entregá-lo ao motorista do streetcar ou do bus. Os tranfers são gratuitos e devem ser obtidos na hora em que os demais bilhetes são pagos.
  4. Pass: São os passes vendidos para utilizar durante o dia, semana ou mês por preço fixo e de maneira ilimitada. Os passes eliminam a necessidade de uso dos outros tipos de passagens. O Day Pass custa $11 e vale para 1 dia. O cartão semanal custa $39,25. O mensal custa $133,75 e vale a partir do primeiro dia do mês.
Conheça o transporte público de Montreal

Dicas importantes

  • É muito importante saber o preço da passagem e sair de casa com o dinheiro exato. Se você entregar um valor maior ao motorista e esperar o troco, irá escutar como resposta “não tenho troco” ou “não carrego troco comigo”. O streetcar e o bus têm como cobrador o próprio motorista e ele aceita apenas o dinheiro exato. Por isso, nada de esperar pelo troco quando pegar o ônibus na cidade de Toronto no Canadá!
  • Para adquirir tokens ou tickets, você deve solicitar sempre quantidades múltiplas de 5. O preço da passagem tem um desconto tanto para tickets quanto para tokens.
  • Sempre saiba onde você está e para onde você quer ir. No metrô, por exemplo, há mapas gratuitos que ajudam na localização. Você também pode andar com um mapa na bolsa ou aplicativos com mapas da cidade.
  • Você perceberá que algumas estações possuem catracas livres, sem vigilância. Mas não se engane. Mesmo essas estações são pagas e há câmeras monitorando.
  • Não é necessário acenar para o ônibus para ele parar no ponto. Eles sempre param em cada ponto por obrigação. O que pode acontecer, na verdade, é o contrário. Há quem faça sinal de “não” para que o motorista saiba que não é necessário parar.
  • Os ônibus só param no ponto. A partir das 21h, entretanto, as mulheres podem pedir que o motorista pare fora do ponto como medida de segurança.
Descubra o Canadá: as surpresas de um gigante

Restou alguma dúvida sobre como usar o transporte público de Toronto? Compartilhe com a gente nos comentários!

Comentários