em Canadá

Por que escolher Montreal, no Canadá?

Sob o lema Concordia Salus (do latim: Salvação Através de Harmonia), Montreal, no Canadá, é a segunda mais populosa cidade do país e o maior centro urbano da província de Quebec.

A cidade mescla as características da colonização francesa com inglesa, sendo que a quantidade de pessoas que falam inglês ou francês é bem menos díspar do que em outras cidades da região.

O que muita gente não sabe é que, além dessas características, Montreal no Canadá é um dos mais importantes polos econômicos e científicos da América do Norte. A população local é considerada uma das mais bem educadas do mundo, já que o sistema de ensino é de extrema qualidade, e o desenvolvimento tecnológico, sobretudo em robótica, faz jus à fama das escolas e universidades locais.

Pensando em fazer um intercâmbio de inglês ou francês nessas cidade? Confira nossas ofertas:

Faça seu intercâmbio em Montreal, Canadá, com a Descubra o Mundo.
Saiba mais: EC English Language School Montreal: Intercâmbio Premium!

Conheça mais sobre Montreal, no Canadá

Resumir tudo que esta cidade tem a oferecer nesta página seria impossível, mas fizemos uma seleção das informações mais importantes, dê uma olhada!

Clima e localização

Nem todo mundo sabe disso, mas a localização de Montreal no Canadá é insular – isso mesmo, a cidade está localizada em uma ilha homônima, que incorpora 74 pequenas ilhas que ficam ao seu redor.

A cidade fica às margens do Rio São Lourenço e tem como ponto de destaque o Monte Royal – do qual, inclusive, vem o nome da cidade; “Montreal” é uma versão arcaica de “Monte Real”.

Clima em Montreal:

Instabilidade é a palavra-chave do clima de Montreal Canadá. Isso porque a cidade está em uma localização caracterizada pelo encontro de massas de ar polares e frentes frias que vêm do sul do continente (dos Estados Unidos, mais precisamente).

Isso faz com que as temperaturas variem bastante ao longo do ano e de forma bastante rápida. As médias são de 20° no verão e de -10° no inverno, mas é possível registrar mínimas extremas de -40° durante os meses mais rigorosos.

A cidade também é conhecida pela grande precipitação de neve. Durante as tempestades maiores, a remoção de neve das ruas pode deixar vários locais interditados e durar dias.

Veja também: 6 motivos para fazer Intercâmbio em Montreal

Estudar e trabalhar em Montreal

Apesar do visto de estudo e trabalho estra bem mais restrito atualmente, a cidade de Montreal oferece excelentes oportunidades de ensino, com escolas e universidades de ponta.

Depois de passar um tempo estudando e fazendo um estágio (programa Co-Op Canadá), muitos conseguem se aproximar de uma empresa que, eventualmente, pode solicitar um visto de trabalho para esses estudantes.

  • Escolas: ao contrário do que acontece em várias cidades da província de Quebec, Montreal não possui muitas escolas bilíngues. Existem dois sistemas de ensino, o francófono (em francês) e o anglófono (em inglês).
  • Ensino superior: a cidade conta com 12 faculdades e com 4 universidades, que estão entre as maiores e mais respeitadas do mundo: a Universidade McGill (inglês), a Universidade Concórdia (em inglês), a Universidade de Montreal (em francês) e a Universidade do Quebec em Montreal, que fica na região metropolitana da cidade. É interessante perceber que a quantidade de universidades é tamanha que Montreal no Canadá é cidade com maior concentração de universitários per capita de todo o país.
  • Economia: além das várias empresas de tecnologia que existem na cidade, também ganha destaque a Bourse de Montréal, a bolsa de valores da cidade, que foi a primeira do país e figurou como uma das maiores do continente durante muito tempo.
Confira: Cidade de Montreal, a melhor para se viver

Turismo na cidade canadense de Montreal

A s atrações são diversas e todas belíssimas, confira algumas dicas de turismo em Montreal:

  • Vieux-Montreal: conhecido também como Old Montreal, ou Antiga Montreal, o Vieux-Montreal é a região da cidade que foi construída no século XVII e encontra-se bastante preservada. Vale a pena ir até a região e encantar-se com os primórdios que deram origem à cidade atual e ver os prédios históricos.
  • Notre Dame Basilic: localizada na Praça das Armas, a Basílica de Notre Dame foi construída em 1820 e é um dos maiores exemplos de construção neogótica do século. Não deixe de reparar no teto da igreja, que é pintado em azul e adornado com estrelas douradas. Um verdadeiro espetáculo!
  • Jardim Botânico de Montreal: com mais de 21 mil espécies de plantas e diversas seções, o Jardim Botânico de Montreal impressiona tanto pela sua grandiosidade quanto pelas lindas esculturas nas plantas que são feitas nos jardins. Excelente para quem gosta de contato com a natureza ou de tirar bons cliques para registrar os momentos da viagem.
  • Plateau: não se pode ir até Montreal no Canadá e não visitar o Plateau, o mais mais agitado e divertido da cidade. São diversos bares, restaurantes e pubs para curtir o que há de melhor na noite canadense!
Veja como se deslocar na cidade: Conheça o transporte público de Montreal

Convencido de que Montreal é um excelente local para fazer intercâmbio no Canadá? Então baixe nosso e-book:

Conheça mais escolas de intercâmbio no Canadá:

Comentários