em Austrália

Veja como é o Natal na Austrália

Todo mundo quer saber como são as festas de fim de ano no destino de intercâmbio. Vou comer o que? Como é o clima? Eles fazem festa? Trocam presentes? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o Natal na Austrália.

como_e_o_natal_na_australia

A primeira coisa a ser lembrada é que, assim como no Brasil, o clima na Austrália nessa época do ano é quente, com temperaturas acima dos 30°C! É verão por lá e isso significa que todas aquelas tradições ligadas ao frio (lareira, vestimentas polares, boneco de neve, floquinhos etc.) não existem! Ao contrário: o Natal na Austrália é com os pés na areia e sol na cabeça.

Diversos festivais acontecem pelo país nessa época do ano. Alguns, têm essa pegada natalina, com corais, luzes, apresentações musicais e shows de fogos. Tudo grátis! Tem também a chegada do Santa (Papai Noel) em alguns dias, encantando a criançada. Às vezes, ele encara o espírito de verão e vem de barco ou de prancha de surf embaixo do braço! Por que não?

Algumas ruas e edifícios ficam especialmente iluminados na época de Natal. Quem estiver fazendo intercâmbio em Melbourne não pode deixar de visitar a Collins Street e a Bourke Street Mall. A Prefeitura também fica incrível, cheia de projeções coloridas!

Prefeitura de Melbourne | Austrália
Prefeitura de Melbourne
Austrália

Os aussies adoram se reunir com a família e amigos e marcar picnics nos espaços públicos – praias ou parques. Alguns, organizam churrascos, que são feitos nas churrasqueiras elétricas em qualquer cantinho. O sol reina absoluto até quase 20h em várias cidades e, por isso, as praias ficam cheias. A Bondi Beach, em Sydney, é uma das preferidas para a comemoração dos nativos e dos turistas.

Natal em Bondi Beach | Sydney, Austrália
Brincadeiras no Natal em Bondi Beach
Sydney, Austrália

O horário de verão é looongo e vai, mais ou menos, de outubro até abril. Isso significa que os dias são super, super, super aproveitáveis para atividades ao ar livre!

As compras de Natal na Austrália não são feitas apenas nos shoppings. Os australianos frequentam muito as lojas de rua e os markets (feiras ao ar livre), cheias de produtos artesanais. O presente que você procura pode estar ali.

O Natal na Austrália é no dia 25. Antes disso, vida normal. No dia 24 as pessoas vão trabalhar, dormem no horário de sempre e só comemoram, de fato, no dia seguinte. Isso significa que não tem contagem regressiva, brinde à meia noite, nada disso.

No Dia 25, as pessoas se reúnem com a família, amigos, fazem ceia e trocam presentes – muito parecido com nós. O menu inclui carnes assadas (peru, lombos etc.) e pudim de sobremesa. Algumas famílias optam por cardápios mais leves, com frutos-do-mar frescos e frutas.

Menu de Natal | Foto: HeyBernice
Menu de Natal
Foto: HeyBernice

Dia 26, feriado ainda, é o tal do Boxing Day: dia especial de liquidações! Se achou que enfrentou filas para comprar o presente de Natal, você não viu nada ainda. A correria nas lojas é grande e os descontos muuuito interessantes. Prepare-se para agarrar aquilo que tanto queria, com um precinho especial…

Loja de departamento Myer, no Boxing Day | Austrália
Loja de departamento Myer, no Boxing Day
Austrália

* O Boxing Day não é exclusividade da Austrália. Países como Inglaterra, Canadá, Nova Zelândia e África do Sul também concentram as promoções no dia 26!


Em suma: o Natal na Austrália é animado, com temperaturas elevadas e com costumes parecidos com os nossos (com exceção, da liquidação arrasadora!). Ceia de Natal, presentes, família e muito calor… Como não se sentir em casa? Descubra a Austrália.

Comentários