em Austrália

Inglês australiano: com estas dicas vai ficar fácil entender

Inglês australiano parece um enigma para você? Esse é um receio comum entre aqueles que estão pensando em fazer intercâmbio na Austrália. Bom, a resposta é simples: é diferente. Mas isso não significa que seja incompreensível. Vamos explicar aqui como falar tranquilamente o inglês da Austrália.

Na dúvida? Confira 10 motivos para fazer intercâmbio na Austrália durante o verão

Apesar de muitos australianos serem descendentes de famílias inglesas, é preciso lembrar que a Austrália é um território isolado do resto do mundo (estamos falando de uma ilha, lembra?) e que, ao longo da história, sofreu outras influências além da britânica – principalmente, dos aborígenes (povos locais) e dos próprios imigrantes vindos das mais diversas partes do mundo. Aqueles que moram no interior do país têm um sotaque mais marcante do que quem mora nas grandes cidades. Essa, aliás, é uma regra válida para quase todos os idiomas do mundo, não seria diferente com o inglês australiano, concorda?.

De forma geral, podemos dizer que o sotaque australiano é conhecido por aí como um sotaque “preguiçoso”. Isso porque os aussies não pronunciam todas as letras das palavras – especialmente, o início e o fim – e, muitas vezes, trocam os “R’s” por uma vogal. Além disso, a maioria das pessoas pronuncia as palavras de forma mais anasalada (como alguns paulistanos, “MÊO”!). Veja alguns exemplos:

“Going” > “Goin”
“Fishing” > “Fishin”
“What?” > “Wha?”
“Forever” > “Foreva”
“Car” > “Cah”

O inglês australiano é conhecido também pela infinidade de gírias presentes no vocabulário. É um universo paralelo – desafiador para os estrangeiros, mas ao mesmo tempo, muito divertido e, em alguns casos, um pouco intuitivo também. Veja algumas gírias:

“Ambo” > “Ambulance” > “Ambulância”
“Barbie” > “Barbecue” > “Churrasco”
“Bikkies” > “Biscuits” > “Biscoitos”
“Gday” > “Hello” > “Olá”
“Lollie” > “Candy” > “Doce/Bala”
“Postie” > “Mailman” > “Carteiro”
“Presie” > “Christmas Present” > Presente de Natal
“Side walk” > “Footpath” > “Calçada”
“Tellie”  > “Television” > “Televisão”

Esteja preparado: Qual o nível de inglês que preciso para fazer intercâmbio?

Inglês australiano sem segredos! Confira estes três vídeos:

Para quem vai fazer um intercâmbio na Austrália a dica é ir treinando os ouvidos. Selecionamos três vídeos de jovens que falam outros detalhes sobre o sotaque do país de forma bem didática. Veja:

Dica 1: como ter um legítimo sotaque de inglês australiano:

Dica 2: No inglês australiano não se pronuncia o “r” no final de algumas palavras.

Entenda melhor assistindo o vídeo:

Dica 3: lista de palavras do inglês americano que não fazem sentido no inglês australiano.

Acompanhe o vídeo e descubra as palavras usadas no inglês falado na Austrália:

Saiba mais: Conheça os principais pratos típicos da Austrália

Por fim, é preciso lembrar: naturalmente, nossos ouvidos estão muito mais acostumados à pronúncia norte-americana e, no máximo, britânica. Isso por causa dos filmes, das músicas e das escolas de inglês brasileiras, altamente influenciadas por essas duas culturas. Qualquer coisa que se diferencie um pouquinho disso causa certo estranhamento – como o inglês da África do Sul, da Irlanda, de Malta, da Nova Zelândia e ou, neste caso, o inglês da AustráliaMas fique tranquilo: você vai se adaptar a qualquer um desses lugares, que têm ótimas escolas e professores super antenados nas diferenças linguísticas.

Então, don’t worry! Estude um pouco e acostume mais seus ouvido ao inglês australianoDescubra a Austrália e depois conte para nós o que aprendeu de diferente por lá! :)

Faça seu intercâmbio na Austrália com a Descubra o Mundo.

australia_ingles

Quer respostas? Então leia: 10 perguntas frequentes sobre intercâmbio na Austrália