em Austrália

Estudar na Austrália: 10 respostas para dúvidas comuns

Quer estudar na Austrália e está cheio de dúvidas?

Crumpled question marks heap

Bom, para facilitar a sua vida, reunimos neste post 10 perguntas frenquentes sobre intercâmbio na Austrália. Tudo para te ajudar a embarcar nessa experiência incrível e estudar na Austrália! Veja a nossa lista de perguntas e respostas:


#1. Quais são as cidades mais procuradas para estudar na Austrália?

As mais populares entre os intercambistas são as cidades maiores, como Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide e Canberra. Atraídos pelas belezas naturais, os estudantes costumam se encantar por Gold Coast e Noosa, que também têm boas opções de escolas de idiomas.

#2. Como é o inglês australiano?

O inglês australiano é diferente do norte-americano e do britânico. Os australianos tiveram influências de povos locais (aborígenes) também de imigrantes, principalmente vindos da Europa e da Ásia. Eles são conhecidos também pelo uso das gírias e pelo sotaque engraçado! Se você estudar na Austrália, vai aprender todas elas.

Leia mais: Entenda como é o inglês australiano e suas gírias

#3. Quais são os pratos típicos da Austrália?

É verdade que a Austrália não é um país exemplar na gastronomia. Mas, quem vai estudar na Austrália não vai passar aperto, já que as cidades oferecem opções de comida internacional nos restaurantes e supermercados. Mas, para citar alguns exemplos locais: você certamente vai ouvir falar do vegemite, uma espécie de pasta feita de levedo de cerveja para passar em pães e torradas; da pavlova, que é uma torta de merengue; e das meat pies, que nada mais são do que (deliciosas) tortas de carne.

Leia mais: Conheça os principais pratos típicos da Austrália

#4. Preciso tirar visto para estudar na Austrália?

Sim. Você vai precisar de visto de estudos se o curso de inglês tiver duração mínima de 14 semanas ou de visto de turismo para cursos de duração inferior.

Dica: Visto estudante Austrália: tudo que você precisa saber

#5. É preciso comprovar ter dinheiro para ir para a Austrália estudar?

Sim. Essa é uma exigência do Departamento de Imigração. O dinheiro deve ser suficiente para cobrir o pagamento do curso, passagens aéreas, alimentação e acomodação para os primeiros 12 meses de estadia ou para o período total do curso a ser realizado. A condição financeira pode ser comprovada, por exemplo, por extratos bancários, extratos de poupança, fundos de investimento, evidência de vínculo empregatício do requerente ou da pessoa que estiver concedendo suporte financeiro.

#6. Por quais motivos o visto pode ser negado?

O mais comum é o visto ser negado pela falta de comprovação de renda (ou pela comprovação “duvidosa” de renda). A falta de vínculos com o Brasil também gera desconfiança, assim como o preenchimento incorreto do formulário (com dados incompletos, omissos ou mentirosos). Por isso, é importante anexar o máximo de documentos que puder, como extratos bancários, holerites, comprovantes de matrícula em outros cursos, comprovante de residência etc.

  • Dica: Conte com a equipe de especialistas da DMI, que dará as orientações necessárias neste processo.

#7. Posso trabalhar legalmente na Austrália e estudar?

Se você tiver o visto de estudante (e não apenas de turista), sim. O visto de estudos permite trabalhar por até 20 horas semanais durante o período de aulas e por tempo integral durante as férias escolares. Para consultar os valores e taxas dos vistos, acesse o site do Departamento de Imigração da Austrália.

#8. Como é o clima na Austrália?

O clima na Austrália é ótimo e muito parecido com o do Brasil! Esse, aliás, é um dos fatores mais atraentes aos estrangeiros, que querem fugir de países frios, como CanadáInglaterra e Irlanda. Nas cidades habitáveis da Austrália (parte do país é composto por terreno desértico), faz calor e o sol reina quase todos os dias do ano.

#9. Como é o custo de vida na Austrália?

A Austrália é conhecida pelo alto custo de vida (aluguel e transporte pesam no bolso!), mas também pela excelência nos serviços e pela qualidade de vida indiscutível… E isso tem um preço! Não dá para cravar quanto um estudante gasta por mês porque depende de uma série de variáveis, como cidade, moradia, escola e, principalmente, do padrão de vida que será levado. Mas apenas para dar uma ideia: quem estuda na Austrália gasta em média por semana de AU$ 190 a AU$ 370, incluindo moradia, alimentação, telefonia, transporte e lavanderia.

Leia mais: Conheça os sites que fazem comparações de preços entre cidades

#10. Quais são as melhores escolas de inglês na Austrália?

A Austrália é conhecida pela excelência em ensino. Portanto, é quase impossível se deparar com instituições ruins. A Descubra o Mundo Intercâmbio (DMI) trabalha apenas com escolas-parceiras de ponta, certificadas internacionalmente e reconhecidas no mercado. E tem para todos os bolsos: escolas dos tipos Budget, Smart e Premium. Para citar alguns nomes: ILSC, Langports, Lexis, Acess Language Centre, Imagine Education.

Leia mais: Entenda as categorias das escolas de idioma

Faça seu intercâmbio na Austrália com a Descubra o Mundo.

Se você quer estudar na Austrália e tem na cabeça alguma pergunta não respondida neste post escreva nos comentários abaixo! Vamos trocar ideias e te ajudar a escolher o destino do seu intercâmbio. Descubra a Austrália. Descubra o Mundo.

perguntas_frequentes_intercambio_australia3

Comentários