em África do Sul

Dicas de viagem para África do Sul por quem esteve lá!

O Pedro Silva, de São Paulo, fez um intercâmbio na África do Sul, que foi um sucesso! Foram 4 semanas estudando inglês na Cape Studies. E para celebrar tudo isso, ele resolveu passar diversas dicas da viagem para África do Sul para você, confira!

Assista nosso bate-papo para sentir um pouquinho do que é Cape Town.

Dicas de viagem para África do Sul

O Pedro resolveu viajar para África do Sul para “renovar as energias”. Ele estava enfrentando algumas dificuldades no trabalho e na vida pessoal e sentia que um intercâmbio poderia ajudá-lo a espairecer, além de desenvolver o idioma. Ele escolheu fazer um intercâmbio na África do Sul porque não queria ir para um país frio!

O que fazer na África do Sul – 4 ideias radicais

Clima em Cape Town durante o intercâmbio na África do Sul

O Pedro fez intercâmbio na África do Sul entre dezembro e janeiro, durante o verão. Ele diz que uma das grandes vantagens da viagem para África do Sul é que quase sempre as temperaturas ficavam acima dos 30°C. O vento alivia um pouco o calor e a sensação térmica fica mais baixa.

Conheça o clima da África do Sul
10 motivos para fazer intercâmbio na África do Sul durante o verão
Lions Head ao fundo | Foto: Pedro Silva/Arquivo Pessoal
Lions Head ao fundo
Foto: Pedro Silva/Arquivo Pessoal

Dica de viagem para África do Sul: Como é o fim de ano em Cape Town

As aulas na Cape Studies continuaram normalmente, mesmo entre Natal e Ano Novo. A cidade estava mais vazia do que o normal, mas o Pedro garante que o réveillon em Cape Town é super animado, com várias opções de festas fechadas para quem gosta de agito. A virada do Pedro foi no bairro de Sea Point.

Como é a escola Cape Studies – intercâmbio na África do Sul

A localização da escola Cape Studies é fantástica (em Green Point, próxima a Main Road). O mix de nacionalidades é bem grande: o Pedro conheceu pessoas do Senegal, Alemanha, Argentina, França e até Madagascar! Havia brasileiros também. Os alunos tinham o hábito de permanecer na escola após as aulas e aproveitar as áreas de convivência (como a área externa, que tem piscina!).

Conheça a escola Cape Studies, África do Sul
Curso de inglês em Cape Town: conheça 3 grandes escolas

O inglês falado na África do Sul

O inglês falado na África do Sul é bem parecido com britânico. Mas vale lembrar que o inglês é uma das línguas oficiais do país (mas não é a única) – o que, para o Pedro, foi algo positivo, pois ele se sentia mais confortável em se comunicar. Para muita gente de lá, o idioma também é uma segunda língua. De todo o modo, ele se adaptou rápido e sentiu uma evolução grande em pouco tempo no intercâmbio na África do Sul.

10 curiosidades sobre a África do Sul para quem quer fazer intercâmbio
Intercâmbio na África do Sul | Foto: Pedro Silva/Arquivo Pessoal
Intercâmbio na África do Sul
Foto: Pedro Silva/Arquivo Pessoal
Depoimento: Dicas da Cidade do Cabo – 3  meses de intercâmbio
Depoimento: Intercâmbio Cape Town – 4 semanas na Cape Studies

Segurança em Cape Town

O Pedro não se sentiu inseguro em nenhum momento durante o intercâmbio na África do Sul. Ele estudou e ficou hospedado em Green Point, bem próximo ao estádio onde aconteceram jogos da Copa do Mundo. Essa é uma região turística, movimentada, com a maioria da população branca. Por lá, ele caminhava sozinho, muitas vezes, à noite/madrugada e não viu ou vivenciou nenhuma situação de violência.

Como são os sul africanos

Os sul africanos são muito simpáticos, dóceis e sorridentes e deixam os estrangeiros muito à vontade. Realmente vale a pena viajar para África do Sul com um povo tão hospitaleiro! Durante o intercâmbio na África do Sul, o Pedro percebeu que se trata de uma população que preserva as raízes e faz questão de lembrar de sua história.

Hospedagem em hostel em Cape Town 

O Pedro ficou hospedado durante 4 semanas no hostel Never At Home. Ele fez muitas amizades e gostou muito da estrutura. Havia um bar, frequentado por muita gente (hóspedes e não-hóspedes) e ele dividia um quarto com outras 7 pessoas. O hostel foi a opção de hospedagem pelo bom custo-benefício, pela localização (a apenas poucos passos da escola Cape Studies) e pelo contato frequente com outras pessoas.

Como funciona o intercâmbio: entenda opções de moradia
Estádio Green Point, em Cape Town | Foto: Pedro Silva/Arquivo Pessoal
Estádio Green Point, em Cape Town
Foto: Pedro Silva/Arquivo Pessoal

Custo de vida em Cape Town

O custo de vida em Cape Town é parecido com São Paulo. Por isso,  uma viagem para África do Sul não precisa sair muita cara neste quesito. Há restaurantes mais caros e outros mais baratos. Demora alguns dias para que se perceba essas diferenças. O Pedro comia fora com certa frequência, mas também preparou a própria comida alguns vezes no hostel. Ele também comprava pratos prontos em um supermercado próximo por preços bem acessíveis.

Conheça o transporte público da Cidade do Cabo

Cape Town – a cidade

Cape Town é perfeita para quem quer “desligar” porque é cercada pela natureza, praias, montanhas. O clima é agradável e as pessoas são muito receptivas. O Pedro ficou 4 semanas por lá, mas diz que não foi possível conhecer tudo porque há muitas opções de passeios, museus (como o District Six Museum) e lugares interessantes a serem visitados. Ele quer voltar para viajar mais pela cidade!

 Safari na África do Sul | Foto: Pedro Silva/Arquivo Pessoal
Safari na África do Sul
Foto: Pedro Silva/Arquivo Pessoal
Visto para África do Sul: confira o passo a passo

Ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor destino para seu intercâmbio? Descubra a resposta com o Quiz:

quiz

Atendimento da agência Descubra o Mundo

O Pedro chegou até a agência Descubra o Mundo pesquisando na internet. E foi lá que resolveu viajar para África do Sul. Ele decidiu fazer intercâmbio de última hora, com apenas um mês de antecedência. Ao fazer contato com a equipe Descubra o Mundo, recebeu várias informações e orientações relevantes. Também foi auxiliado durante a compra da passagem aérea e dos seguros. Ele diz que, apesar de ter fechado a viagem na última hora, conseguiu ótimos preços: “Conheci gente que pagou bem mais, programando a viagem em maio”, diz.

6 ótimas razões para fazer um intercâmbio na África do Sul

Por fim, o Pedro diz que adorou sua viagem para África do Sul e que está aberto para trocar ideias com futuros intercambistas e dar mais dicas sobre intercâmbio na África do Sul. Deixem comentários abaixo com as dúvidas e/ou contatem a agência Descubra o Mundo para planejar seus estudos no exterior. Descubra a África do Sul.

Faça seu intercâmbio na Cidade do Cabo com a Descubra o Mundo.

Comentários